Nova versão do DataViva está disponível
13/05/2016
A nova versão do DataViva, maior plataforma de visualização de dados públicos do Brasil, desenvolvida pelo Governo de Minas Gerais, juntamente com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), foi lançada ontem em evento na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. A ferramenta entrou ao ar em sua versão beta e está completamente modificada da anterior, disponibilizando dados sobre as exportações, as atividades econômicas locais, ocupações e educação em todo o Brasil.
Na ocasião, foi apresentada as novas e diferentes possibilidades da plataforma, que foi melhorada, facilitando a navegabilidade do usuário. Com poucos cliques, pode-se chegar à informação desejada. De acordo com o coordenador do projeto DataViva, Thiago Borges, a ferramenta possibilita de forma rápida a visualização de dados de todos os municípios do Brasil, facilitando as pesquisas em vários campos. “As pessoas poderão fazer consultas de produtos e localidades o que, com certeza, irá ajudar no desenvolvimento regional”, observa.
Para facilitar a navegação, a ferramenta foi separada de acordo com três perfis, divididos entre Empreendedores, Agentes de Desenvolvimento, Acadêmicos e Estudantes. Com isso, o usuário já identificando em qual perfil se encaixa, conseguirá de uma forma mais rápida, ter acesso à informação que esteja procurando. “Tudo foi feito escutando o usuário, pois o que desejamos é deixar a navegação mais fácil. É importante lembrar que o DataViva é uma plataforma completamente aberta, no qual, o próprio usuário pode contribuir para sua evolução e atualização”, diz Thiago.
Criado em 2010 em conjunto com o MIT Midia Lab, o DataViva disponibiliza mais de um bilhão de visualizações online de dados variados, como atividade econômica, parceiros comerciais, cursos básicos e universidades de todo o país. Reunindo importantes bancos de dados, sua principal função é ampliar o acesso a informações públicas, facilitando a tomada de decisão por parte de empreendedores, agentes de desenvolvimento , estudantes e profissionais.
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|