|
Começa a Campanha do Movimento Maior Amarelo: mais atenção para a segurança viária
02/05/2016
com informações do site Maio Amarelo.com
O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Minas Gerais – Agenda mineira é destaque nesta primeira semana do Maio Amarelo.
Minas promete fazer o seu Maio Amarelo mais movimentado desde o surgimento da mobilização em 2014.
Com o apoio de 37 órgãos, o Movimento terá reunião de abertura na segunda-feira, dia 2, segunda-feira, na Coordenação de Educação do DETRAN-MG, envolvendo funcionários do Departamento e órgãos apoiadores do Maio Amarelo. A sede fica à Rua Sergipe, 57, em Belo Horizonte.
Já no dia 5, quinta-feira, os mineiros poderão participar do Encontro Maio Amarelo, promovido pela AC Minas (Associação Comercial e Empresarial de Minas) e Observatório, no período das 8 às 16 horas.
Estão previstas três palestras e uma mesa redonda, que abordarão:
09h30: Palestra – Trânsito, meio e fim, com Osias Baptista Neto, mestre em Transportes pela Escola de Engenharia da UFMG e ex-diretor da BHTr
11h00 – Palestra Acidentes de Trânsito em BH, instrumentos de registro e identificação de causas, com Ronaro de Andrade Ferreira, antropólogo, analista de relações comunitária da BHtrans e pesquisador sobre comportamentos no trânsito.
14h00 – Mesa redonda Opções de deslocamentos em BH, um olhar digital para a segurança e mobilidade. Participam da mesa, Samuel Santos da APP Zumpi; Rómulo Carvalho APP Pickmeapp e Osias Baptista Neto, será o mediador.
15h00 – Palestra “O papel da Sociedade em Defesa da vida no trânsito”, com Roberta Torres, observadora certificada do ONSV e coordenadora do Maio Amarelo em Minas Gerais
O Encontro acontece na AC Minas, Afonso Pena, 372, no Centro de Belo Horizonte.
Já no dia 9 de maio, um outro momento marcante. A Assembleia Legislativa do Estado de Minas fará a adesão ao Movimento Maio Amarelo, em cerimônia a partir das 19h.
Muitas outras atividades estarão sendo realizadas na Capital Mineira nesta primeira semana, para engajamento de toda a sociedade:
No dia 2 de maio, está programada ação de engajamento no estacionamento do DETRAN-MG, com estande para divulgação do Movimento à população, das 8h às 18h.
No dia 4 de maio, na Faculdade Promove, acontecerão ações realizadas pela Engetran e Abetran, com distribuição de materiais da Mobilização.
No dia 5 de maio, o foco das ações serão os pedestres em diversos pontos:
-
em frente à sede do DER (Depto de Estradas e Rodagem) , na Av. dos Andradas, 1120, das 8h30 às 11h, com apoio do Hospital de Clínicas da UFMC, Escola de Enfermagem da UFMG e Centro Profissionalizante.
-
Distribuição de materiais educativos pela Adaptar Veículos, na Rua Piumhi, no Bairro Anchieta, região Centro-Sul de BH.
-
Show de paródias e mágicas pela vida, em frente ao CFC Sistema, na Rua São Paulo; e no cruzamento da Rua São Paulo com Goitacazes, das 16h às 19h, realizado pelo CFC Sistema.
-
Ações com pedestres pelo DER, em frente ao Extra Supermercados, na Alameda Álvaro Celso, com apoio do Hospital de Clínicas da UFMC, Escola de Enfermagem da UFMG e Centro Profissionalizante do Corpo de Bombeiros, no período das 8h30 às 11h.
-
No dia 6 de maio, acontecerão intervenções teatrais em diversos pontos de Belo Horizonte, realizadas pela Engetran e Abetran.
E olha que a lista de atividades não para aí. A organização do Maio Amarelo ainda promete muitos outros eventos, ações com a mídia e imprensa nesta primeira semana. E ao longo deste mês, as atividades ganharão espaço no site do Movimento. Fique atento e participe, se você mora em Belo Horizonte.
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|