Nota de Esclarecimento: Suposto descredenciamento da UEMG pelo MEC
26/02/2016
O reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG vem a público esclarecer e tranquilizar os seus estudantes, professores e servidores, bem como toda a comunidade da capital e do interior, que não procedem as notícias, recentemente veiculadas, sobre um possível descredenciamento da Universidade.
As descabidas e infundadas informações se referem a uma inexistente avaliação do MEC (que avalia e credencia as Universidades Federais e particulares), quando na verdade, quem credencia, recredencia e descredencia uma universidade estadual é o Governador do Estado, após parecer do Conselho Estadual de Educação – CEE.
Atestamos que a UEMG se encontra hoje, rigorosamente, com todos os seus cursos reconhecidos, bem como recredenciada como UNIVERSIDADE, contando com parecer favorável emitido pelo CEE e decreto devidamente assinado e publicado pelo Governador.
Esclarecemos, outrossim, que após o recente Processo Seletivo Simplificado – PSS, realizado para designação de professores para o ano 2016, a UEMG conta com cerca de 75% de professores mestres e doutores e com 65% de professores em regime integral de 40 horas, quando o critério de recredenciamento exigido pelo CEE é de 33% em cada um destes itens acima citados. A UEMG mantém, também, na atualidade, 6 cursos de mestrado e 2 cursos de doutorado, quando o critério exigido pelo CEE é o de 4 mestrados e 2 doutorados.
Importante informar também, que as 519 vagas para professores, do edital em andamento, com o início das provas previsto para o mês de março, elevarão a Universidade para a condição de 40% de professores efetivos. Somadas às novas 723 vagas recém-autorizadas pelo Governo, em janeiro de 2016, e destinadas às unidades do interior, chegaremos à condição de 90% de professores efetivos até o final de 2017 e/ou inicio de 2018.
A propagação de notícias sem fundamento sobre o possível descredenciamento da UEMG não contribui para a construção de uma Universidade pública, gratuita e de qualidade que todos almejamos. Ao buscar desconstruir a imagem de uma instituição, como a UEMG, que é um patrimônio do povo mineiro, desconstrói-se, por vez, o sonho de milhares de jovens, entre as Minas e as Gerais, que tem na nossa Universidade a esperança por dias melhores.
Está prevista para ocorrer no dia 03 de março, às 09:30h, AUDIÊNCIA PÚBLICA na ALMG. Nessa oportunidade, passaremos às mãos do Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia todos os documentos comprobatórios referentes ao RECREDENCIAMENTO da UEMG.
Professor Doutor Dijon Moraes Júnior
Reitor - Uemg
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|