|
UEMG Divinópolis recebe etapa devolutiva do Fórum Regional de Governo
26/02/2016
Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
Cerca de cinco meses após sediar a 2ª etapa do Fórum Regional de Governo para o Território Oeste, a UEMG Divinópolis voltou a receber a organização do evento. Neste dia 25 de fevereiro, ocorreu, no auditório da unidade, a etapa devolutiva do fórum, momento em que é apresentada a análise produzida pelas secretarias e pelos órgãos governamentais dos problemas e das necessidades apontados pela população na 2ª etapa do fórum, realizada em outubro do ano passado, e incluídos no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).
O Fórum Regional do Território Oeste foi lançado em setembro do ano passado, em parceria entre o Governo de Minas e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). 56 municípios integram o fórum da região, dividida em microterritórios das cidades de Bom Despacho, Divinópolis, Formiga, Itaúna e Campo Belo. Nas etapas anteriores, o fórum do Território Oeste, que engloba uma população de 1.194.156 habitantes, contou com a participação de 1.341 pessoas, que levantaram 322 problemas e necessidades.
O objetivo dos fóruns regionais, instalados em 17 regiões de Minas Gerais, é garantir a participação popular no planejamento de políticas públicas regionalizadas.
Abertura
A solenidade de abertura contou com a presença, entre outros, do secretário-adjunto de Planejamento e Gestão, Wieland Silberschneider; da subsecretária de Estado de Participação Social, Ana Amélia Penido Oliveira; da diretora acadêmica da UEMG Unidade Divinópolis, professora Ana Cristina Franco da Rocha Fernandes; do coordenador-geral dos fóruns, Fernando Tadeu David; do secretário-executivo do Território Oeste, William Camargos; da prefeita de Bom Sucesso, Cláudia do Carmo Martins de Barros; do vereador Marquinho Clementino, de Divinópolis; e da representante do movimento Quem Luta Educa, Maria Catarina Laborê.
Durante o evento, foi instalado o Colegiado Executivo, representação territorial de caráter permanente dos fóruns composto por integrantes da sociedade civil, de órgãos do governo estadual, do poder legislativo estadual e federal, de prefeitos e vereadores, de órgãos do governo federal e de secretários-executivos. Também foram apresentados um balanço dos fóruns e da situação orçamentária e financeira do Estado e as devolutivas da região em relação aos cinco eixos do fórum (Saúde e Proteção Social, Educação e Cultura, Desenvolvimento Produtivo, Científico e Tecnológico, Infraestrutura e Logística e Segurança Pública).
O secretário-adjunto de Planejamento e Gestão ressaltou que o encontro realizado em Divinópolis foi o último da etapa devolutiva dos fóruns, iniciada em dezembro do ano passado. “Este é um momento decisivo para o processo porque envolveu o conjunto dos órgãos de Estado que se dedicou a analisar e a trazer aqui questões fundamentais para que as lideranças e os prefeitos possam, na sequência, validar o plano de ação, que será elaborado a partir de abril, para que, a partir da plataforma Planeja MG, que o governo lançará na internet, sejam acompanhadas as soluções dos problemas dos 17 territórios”, disse Wieland.
Clique aqui e saiba mais sobre os fóruns regionais
DIVINÓPOLIS
|