UEMG recebe Selo de Qualidade OAB Recomenda
13/01/2016
Em razão do seu desempenho positivo no atendimento dos indicadores exigidos pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) foi agraciada com o Selo de Qualidade OAB Recomenda, com o título "Educação Jurídica de Qualidade - Garantia Constitucional", em cerimônia realizada hoje (13/01), na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília.
A premiação promove o reconhecimento das Instituições de Ensino Superior que apresentaram cursos de Direito satisfatórios em relação aos critérios estabelecidos pela Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB, visando contribuir com a valorização do ensino jurídico de qualidade no Brasil.
Em sua 5ª edição, o "OAB Recomenda" seleciona as faculdades com base no índice de aprovação de seus alunos nos exames da Ordem, que possibilitam ao bacharel exercer a profissão de advogado. Outro parâmetro de seleção é o conceito obtido pelas escolas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), do Ministério da Educação (MEC), que avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos ensinados nos cursos.
Atualmente, existem no país 1.266 cursos de direito registrados no MEC. Desses, 1.071 foram avaliados pela OAB, que exige a participação de uma média mínima de 20 alunos presentes nos quatro exames anteriores. Das 139 faculdades selecionadas, 78 são públicas e 61 privadas.
Desde 2001, quando o selo foi entregue pela primeira vez, cresceu o número de instituições recomendadas pela Ordem. Naquele ano, somente 52 receberam a certificação. Na última edição, de 2011, foram 89.
A OAB não divulga um ranking das faculdades, mas uma lista "horizontal", com a premiação das instituições "exemplares que consideram a qualidade como parâmetro maior".
A UEMG oferece cursos de Direito nas suas unidades de Diamantina, Frutal, Ituiutaba e Passos.
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|