Informações sobre o Centro de Memória da UEMG Divinópolis são cadastradas no Conarq
15/12/2015
Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
Compreender melhor o valor da informação e, por conseguinte, o dos documentos. A partir daí, começou-se a agrupar documentos, sistematizando, em diversos suportes, os resultados de suas atividades cotidianas. Nas organizações, o objetivo principal dos setores de arquivo é atender a administração direta em suas atividades diversas, servindo de suporte à pesquisa técnica e administrativa, produzindo, recolhendo, selecionando, arquivando documentos gerados de maneira organizada e estando sempre preparados para o atendimento a consultas internas e externas de maneira rápida e precisa.
Com o objetivo de realizar estudos sobre a memória, a história, o patrimônio, as tradições e as manifestações culturais, além de promover eventos acadêmicos e extensionistas e interagir com as instituições de educação básica e a Universidade, o Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (Cemud) é o setor responsável pelos arquivos na UEMG Unidade Divinópolis. O centro busca, ainda, realizar pesquisas e atividades extensionistas, acolher alunos de iniciação científica júnior, da iniciação científica, da graduação e da pós-graduação em seus diversos níveis e receber pesquisadores visitantes, além de recolher, higienizar, acondicionar, organizar e publicizar acervos de memória e história.
Desde o começo do semestre, as informações básicas sobre o Cemud estão cadastradas no site do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional do Ministério da Justiça e que tem por finalidade "definir a política nacional de arquivos públicos e privados, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo".
Desta forma, o Cemud passou a ser a única entidade custeadora de acervos arquivísticos do Centro-Oeste Mineiro a ter disponibilizadas no site do Conarq as suas informações básicas, que podem ser consultadas no link do Cadastro Nacional de Entidades Custodiadoras de Acervos Arquivísticos.
O acervo de documentos, fotos, jornais, impressos e vídeos do Cemud sobre a história e memória da região está disponível no EmRedes – Portal da Memória do Centro-Oeste Mineiro.
DIVINÓPOLIS
|