UEMG
  < inicial < notícias espacador
+ notícias
 

No Dia da Consciência Negra, Secretarias promovem 1ª Caminhada da Promoção da Igualdade Racial

18/11/2015

da Assessoria de Comunicação da SEGOV

Promovido pelas Secretarias de Educação e de Esportes, evento acontece na próxima sexta (20 de novembro), na Cidade Administrativa, e vai reunir 450 estudantes de escolas estaduais

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, terá uma agenda inédita em Belo Horizonte, na Cidade Administrativa. A sede do Governo de Minas Gerais vai receber a 1ª Caminhada da Promoção da Igualdade Racial, promovida pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes, e que vai contar com a participação de 450 estudantes de 12 escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino Metropolitana C.

A iniciativa, que acontece na próxima sexta-feira (20/11), de 8h às 11h, faz parte da Campanha AfroConsciência, uma ação da SEE que difunde o importante papel que a cultura e a história africanas desempenha na formação da identidade e da diversidade do nosso País.

Entrega de selos comemorativos às escolas estaduais participantes, produção de grafites e apresentação de grupo de percussão são algumas das atrações do dia, cuja programação tem início às 8h, com a concentração antes da caminhada no gramado e no térreo do Edifício Gerais. Os secretários de Educação, Macaé Evaristo, e de Esportes, Carlos Henrique Alves, falarão no evento sobre a importância desta data para a sociedade brasileira.

Além de Belo Horizonte, as 47 Superintendências Regionais de Ensino também vão realizar atividades de sensibilização sobre o Dia da Consciência Negra, envolvendo 812 escolas estaduais e cerca de 80 mil estudantes.

Na parte da tarde, a Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania e a SEE também realizam mobilização pelo Dia da Consciência Negra na Cidade Administrativa. Entre os destaques da programação está a inauguração da exposição Lélia González, que traz a obra desta historiadora e ativista mineira, expoente do movimento negro brasileiro.

Haverá também exposições de empreendedores negros, exibição de documentários sobre temática negra e estandes de escolas estaduais. A animação vai ficar por conta da apresentação de congados de matriz africana e shows de Dóris, Ary Elton, Lu Dhiola e Rita Silva.

Festival Raízes – Vozes da Resistência
Cerca de 150 estudantes de escola estaduais da Região Metropolitana de Belo Horizonte vão marcar presença também no dia 19/11 (quinta-feira) no "Festival - Vozes da Resistência", que acontece no Campus da Universidade Federal de Minas Gerais. O projeto é realizado pelo coletivo “Articulação da Consciência Negra” e conta com a participação de universitários, integrantes de movimentos sociais e de organizações estudantis, colaboradores autônomos e pessoas que combatem e discutem o racismo estrutural e institucional.

Os estudantes vão trocar experiências e apresentar as ações já desenvolvidas contemplando a Lei 10.639, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio e serve de base para a Campanha Afroconsciência. A participação dos estudantes acontece às 15h30 e às 17h30, na Arena da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG. Mais informações sobre o Festival em: https://www.facebook.com/festivalraizesmgsp/

Campanha AfroConsciência
A Secretaria de Estado de Educação lançou no início deste ano a Campanha AfroConsciência, que tem o objetivo de fomentar, por meio de diferentes iniciativas, ações nas unidades escolares para a superação do preconceito racial, na busca pelo reconhecimento e valorização da história e da cultura dos africanos na formação da sociedade brasileira, além de iniciativas que enfrentem o racismo e promovam a igualdade racial no âmbito educacional no Estado.

A base da Campanha AfroConsciência é a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que tornou obrigatório o ensino de história e cultura afrobrasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares no Brasil. De acordo com o texto, os estudos de história e cultura afro-brasileira devem ser ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, de forma a resgatar a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política brasileira. A implementação da Lei 10.639 significa uma ruptura profunda com um tipo de postura pedagógica que não reconhece as diferenças resultantes do processo de formação nacional brasileiro.

Outra mudança ocorrida a partir da aprovação dessa Lei foi a inclusão, no calendário escolar, do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares. Ele foi o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares. Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

A data é feriado em mais de mil cidades brasileiras. Em Minas Gerais, 11 cidades mineiras têm feriado do Dia da Consciência Negra em 20 de novembro: Além Paraiba, Betim, Guarani, Ibiá, Jacutinga, Juiz De Fora, Montes Claros, Santos Dumont, Sapucai-Mirim e Uberaba.

Serviço
1ª Caminhada da Promoção da Igualdade Racial
Data: 20 de novembro  (sexta-feira)
Horário: 8h às 11h
Local:  Cidade Administrativa (Rod. Pref. Américo Gianetti, 4143). Bairro Serra Verde - BH / MG – CEP: 31630-900

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Social - Secretaria de Estado de Educação
Tel.: (31) 3915-3670 / 3915-3671

ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL

 

 

 

 

 

 

 

CURSOS

Busca rápida pelos cursos oferecidos

INTERNACIONALIZAÇÃO

Internacional
Intercâmbio


Comissão de Ética
Horário de Funcionamento
Telefones Úteis
Campus da UEMG BH
Internacional
Manual de Identidade Visual

Ensino
Alunos Matriculados
CENPA
Diplomas Registrados
Documentos
Estágio
Matrículas
NAE - Apoio ao Estudante
PIBID
Sistema Acadêmico
Registro de Diplomas
Processo Seletivo
Pré-Inscrição
PROCAN
Vestibular
SiSU
Obtenção de Novo Título
Transferência
COPEPS

Pós-Graduação
Pós-Graduação nas Unidades
Legislação
Auxílios
Formulários e Relatórios
Bolsas para Docentes e Técnicos Administrativos
Orgãos de Fomento
Programas
Apoio a Participação de Docentes em Eventos

Pesquisa
Pesquisa nas Unidades
Projetos de Pesquisa desenvolvidos na UEMG
Programas de Bolsas
Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-Graduação
Formulários e Documentos
Orgãos de Fomento
Editais
Grupos de Pesquisa - CNPq
Catálogo de Publicações
Boletim de Pesquisa
Seminários
NIT - Inovação Tecnológica
Comitê de Ética
Extensão
Extensão nas Unidades
Siga (Extensão)
Documentos
Editais
Semana UEMG
JUEMG
Congressos da Extensão
Encontro de Extensão
CENDRHE

EAD
Cursos a Distância
Polos de EAD
Programas
Ambiente Virtual

Plano de Gestão
Acordo de Resultados
Formulários
Ambientação
Diário Oficial (IOF)
Servidor
Concurso Docente
Fornecedor

Intercâmbio
Convênios Internacionais
Línguas Estrangeiras
Formulários
Apoio e Fomento
Programa Ciência sem Fronteiras
Serviços
Cursos
Biblioteca
Emissão de DAE
Tabela de Serviços

Programas e Ações
PROCAN

Auditorias
Repasses ou Transferências de Recursos
Despesas
Licitações e Contratos
CPA
Formulário de Solicitação de Informação
Informações Classificadas

Noticias
Acontece na UEMG
Agenda
Resoluções/Atas
Palavra do Reitor

Publicações
Editora UEMG
Periódicos UEMG
Audio

UEMG na Web
Facebook UEMG Twitter UEMG

UEMG no
Google

Acesso Rápido
Aluno
Professor

Ferramentas
Acessibilidade
Ajuda
Dúvidas Freqüentes
Fale Conosco
Intranet
Mapa do Sítio
Webmail

English English Version

 

 
UEMG
Universidade Estadual, Pública, Gratuita e Multicampi  
Rodovia Papa João Paulo II, 4143 - Ed. Minas - 8º andar -  Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - MG - CEP: 31.630-900 - Tel: +55 (31) 3916-0471
Aspectos legais e Responsabilidades