UEMG Divinópolis é representada na Conferência Estadual de Assistência Social
06/11/2015
Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
A coordenadora do curso de Serviço Social da UEMG Divinópolis, professora Maria José Lemos, representou a Unidade na 11ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada entre os dias 26 e 29 de outubro, no Minascentro, em Belo Horizonte.
Promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e de Desenvolvimento Social (Sedese) e do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-MG), o evento contou com a participação de gestores, trabalhadores e entidades que compõem o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O objetivo principal da conferência foi avaliar o Plano Decenal 2005-2015 e propor o planejamento para os próximos dez anos.
Segundo Maria José, o tema da conferência, 'Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026', indicou a necessidade de continuar o processo de institucionalização desenvolvido nos últimos dez anos em relação à consolidação do sistema. “O desafio proposto e debatido nas mesas apontaram os resultados alcançados pelas conferências anteriores e a necessidade de mobilização dos atores e diversos setores para o direcionamento da política para os próximos 10 anos”, ressaltou.
Ainda de acordo com a professora, o evento representou “um momento de reflexão para o amadurecimento das políticas públicas, que almejam uma sociedade mais igual e justa com respeito aos direitos sociais”.
A professora destacou a participação, na abertura da conferência, da presidente do CEAS-MG, Maria Alves de Souza. “Aplaudida de pé pelos mais de mil participantes, ex-usuária da política de assistência social, ela afirmou que os programas sociais livraram milhões de brasileiros da miséria e da exclusão. Ela disse: 'Neste país, ser preta, pobre, mulher e mãe solteira é já estar condenada à exclusão. Em tão pouco tempo, avançamos tanto. Hoje, temos negros na universidade, e eu, negra, quilombola, filha de pais analfabetos, estou aqui, neste lugar”', concluiu.
DIVINÓPOLIS
|