11ª edição da Bienal Brasileira de Design Gráfico
03/11/2015
com texto do Site da ADG Brasil
Realizada pela ADG Brasil no Espaço Ação da Cidadania entre 31 de outubro e 08 de novembro, evento premia os melhores projetos de design gráfico produzidos no Brasil.
Engajamento social via financiamento coletivo para lançamento de catálogo e entrada ao valor de 01 lata de leite em pó, numa parceria inédita, são destaques.
Arte, criatividade, ineditismo, engajamento social, inovação e tecnologia são alguns dos muitos elementos que compõem a 11ª edição da Bienal Brasileira de Design Gráfico, que será realizada pela ADG Brasil – Associação dos Designers Gráficos, no Rio de Janeiro, de 31 de outubro a 08 de novembro. O local escolhido para receber a mostra, que vai premiar os 303 projetos de design gráfico produzidos no Brasil é o Espaço Ação da Cidadania, na zona portuária da cidade, que passa por um processo de revitalização inédito. A diversidade e o grau de qualidade destes trabalhos promete surpreender os visitantes, e representa o imenso potencial criativo do design gráfico no Brasil.
Este ano, a Bienal apresenta logo na abertura os melhores trabalhos de autoria de 163 designers, agências, escritórios, estúdios, departamentos de design e estudantes; e 53, entre os 303 pré-selecionados, receberão destaque por conta de atributos, qualidades e aspectos relevantes, de acordo com um júri especializado. A avaliação foi feita em duas etapas: uma online, que escolheu os primeiros 713 projetos, e uma presencial, que elegeu os finais. No total, 1.184 trabalhos foram inscritos.
Por ser uma mostra independente, a cada edição da Bienal a ADG busca parcerias fundamentais e modelos inovadores para garantir a realização do evento, mas que não interferem em sua condução. Além das pessoas físicas e jurídicas, que podem colaborar com cotas de apoio, patrocínio e parcerias, entrando em contato diretamente com a Coordenação da Bienal, pelo e-mail: bienal@adg.org.br, destacam-se parcerias de baixo custo, o uso da tecnologia na promoção de ações digitais e sustentáveis e até mesmo o engajamento social, que tem como exemplo a campanha de financiamento coletivo no Catarse, criada para viabilizar a produção do catálogo oficial da 11ª Bienal Brasileira de Design Gráfico, em parceria com a Editora Blucher e que atingiu 148% da meta estipulada.
Outra novidade que privilegia o envolvimento e compromisso social está no “valor do ingresso”: a fim de apoiar as atividades realizadas pela Ação da Cidadania, entidade que atua na zona portuária, a ADG Brasil estipulou a entrada em 01 lata de leite em pó por visitante da Bienal.
Tudo isso tem um grande objetivo: dar continuidade ao processo de democratização de acesso ao Design Gráfico no Brasil e garantir seu legado, independente do cenário. “Decidimos realizar a Bienal independentemente de incertezas econômicas, com ou sem apoio de grandes patrocinadores. Não temos a pretensão de conquistar público e profissionais do setor com números e holofotes, mas com nosso comprometimento em atestar a relevância do design gráfico no cenário cultural e econômico do país, sempre nos adaptando ao que há de mais inovador”, explica Léo MacVal, Coordenador-Geral da 11ª Bienal Brasileira de Design Grafico.
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