|
Vice-reitor e diretoras da UEMG são homenageados com a Medalha Santos Dumont
30/10/2015
Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
O vice-reitor da UEMG, José Eustáquio de Brito, e as diretoras acadêmicas das unidades de Divinópolis e de Passos da UEMG, Ana Cristina Franco da Rocha Fernandes e Tânia Maria Delfraro Carmo, respectivamente, foram homenageados com a Medalha Santos Dumont, concedida pelo Governo de Minas Gerais.
Foto: Elvis Gomes/UEMG Unidade Divinópolis
Professoras Tânia Delfraro e Ana Cristina Fernandes
A cerimônia de entrega da condecoração foi realizada nessa quinta-feira (dia 29 de outubro), na Fazenda Cabangu, em Santos Dumont, no Território Mata. A fazenda é o local onde nasceu o inventor do avião e abriga um museu responsável pela guarda do precioso acervo dele, entre os quais sua famosa cartola, além de réplicas de aviões e do motor original do primeiro balão criado pelo aviador.
Foram homenageadas, na ocasião, 130 personalidades, entre autoridades e membros da sociedade civil. Também receberam a medalha a secretária de Estado de Educação, Macaé Maria Evaristo dos Santos, e o secretário-adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Vinícius Rezende.
Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG
A cerimônia foi presidida pelo governador Fernando Pimentel e contou com a presença, entre outras lideranças políticas, militares e acadêmicas, do vice-governador Antônio Andrade; do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Adalclever Lopes; e do prefeito de Santos Dumont, Carlos Alberto Ramos de Faria. O orador oficial da solenidade foi o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, agraciado com o Grande Colar da condecoração.
Reconhecimento
Segundo a diretora acadêmica da UEMG Divinópolis, a medalha ressalta o reconhecimento do trabalho desenvolvido na unidade. “Em primeiro lugar, agradeço pelo reconhecimento por tudo o que estamos fazendo pela unidade. Quando se trabalha numa instituição de ensino como a nossa, a gente se envolve tanto que, às vezes, não percebe que está contribuindo com ela. E, quando recebemos uma homenagem como esta, percebemos esta contribuição. Como bem disse o nosso governador em seu discurso, é um ato de coragem. Realmente, este momento nos remete ao ato de coragem de educar, de estar à frente de uma instituição de ensino pública como a unidade da UEMG em Divinópolis, com cerca de 3.800 alunos. É um ato de coragem, mas é um ato de coragem que a gente realiza junto com a comunidade acadêmica, à qual agradeço e que respeito muito, que são os nossos coordenadores, professores e alunos”, destacou Ana Cristina.
Foto: Elvis Gomes/UEMG Unidade Divinópolis
Consolidação
Para a diretora acadêmica da UEMG Passos, a homenagem representa o esforço e a dedicação da unidade em relação ao trabalho de consolidação da Universidade. “Recebo esta homenagem com muito orgulho e com muita honra e a tomo como um grande entusiasmo para continuar trabalhando em prol do ensino superior em Minas. Para a nossa unidade, ela representa o esforço cooperativo da nossa equipe, que tem trabalhado para a ampliação dos cursos da nossa unidade e para consolidar a UEMG na nossa cidade e na nossa região. Agradeço ao nosso reitor, professor Dijon, pela indicação do meu nome e pelo apoio que tenho recebido. Esta honraria me dá mais responsabilidade para continuar trabalhando com dedicação em prol da educação e da consolidação da UEMG”, finalizou Tânia Delfraro.
Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG
A medalha
A medalha foi criada em 1956 com objetivo de comemorar os 50 anos do primeiro voo do brasileiro Alberto Santos Dumont em uma aeronave mais pesada que o ar e feita de alumínio, bambu e seda japonesa, o 14-Bis, ocorrido em 23 de outubro de 1906, em Paris, na França. A honraria, que chega à 60ª edição, é concedida anualmente em quatro graus: Grande Colar, Ouro, Prata e Bronze.
Santos Dumont
Alberto Santos Dumont nasceu em 20 de julho de 1873, em Palmira (atual Santos Dumont), na região da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais, onde sua família chegou por volta de 1872. Na época, o pai do aviador, o engenheiro Henrique Dumont, havia sido convidado para comandar as obras de construção da estrada de ferro da região. Santos Dumont era o sexto filho do engenheiro com Francisca Santos.
Em 1892, foi estudar na França, onde se consagraria com a realização do voo do 14-Bis, o primeiro de um aparelho mais pesado que o ar. Após o feito, registrado pela Federação Aeronáutica Internacional, Santos Dumont recebeu diversos prêmios, entre os quais o do Aeroclube da França.
O aviador morreu em 23 de julho de 1932, três dias após completar 59 anos de idade, em uma estação de repouso no Guarujá, em São Paulo, onde havia sido levado pela família para fazer um tratamento de saúde.
DIVINÓPOLIS
|