Diretoras da UEMG Divinópolis e da UEMG Passos são agraciadas com a Medalha Santos Dumont
27/10/2015
Ana Cristina Franco da Rocha Fernandes e Tânia Maria Delfraro Carmo, diretoras das Unidades Divinópolis e Passos UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), serão homenageadas com a Medalha Santos Dumont em solenidade no dia 29 de outubro, no município de Santos Dumont, na Zona da Mata.
Concedida anualmente pelo Governo do Estado, a Medalha Santos Dumont é uma homenagem a pessoas e entidades que tenham contribuído para o desenvolvimento e o progresso no país. A comenda foi criada em 1956, para comemorar a realização do primeiro voo com uma aeronave mais pesada do que o ar, o 14-Bis, realizado em 23 de outubro de 1906 pelo mineiro Alberto Santos Dumont.
Neste ano, serão agraciados nos diferentes graus da medalha – ouro, prata e bronze – 116 pessoas. “Recebo com muito orgulho esta homenagem e tomo como mais um grande incentivo para continuar trabalhando em prol da educação e do ensino superior em Minas Gerais. São honrarias como esta que servem de motivação para atuar com mais dedicação no exercício das minhas funções como educadora e pela luta de ensino de qualidade”, afirma a diretora Tânia Delfraro.
A cerimônia do dia 29 acontecerá na Fazenda Cabangu, onde nasceu, em 20 de julho de 1873, Alberto Santos Dumont, sexto filho de Francisca Santos e do engenheiro Henrique Dumont, que pertenciam a uma tradicional família de Minas Gerais. Em 1892, Santos Dumont foi estudar na França. Levantou voo, pela primeira vez, em 1906, em um pequeno avião feito de alumínio, bambu e seda japonesa, o 14-Bis. O voo, que aconteceu em Paris, foi registrado pela Federação Aeronáutica Internacional (FIA). Santos Dumont faleceu no dia 23 de julho de 1932.
|
|
Prof. Tânia Delfraro Carmo - UEMG Passos |
Prof. Ana Cristina Fernandes - UEMG Divinópolis |
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|