Alunas do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UEMG Ubá participaram do 1º CONACIR
26/10/2015
As alunas Camila de Oliveira Sá e Carolina Maria Vieira Gomes, acadêmicas do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UEMG-Ubá, participaram do 1º CONACIR (Congresso Nacional de Graduações e Pós-Graduações em Ciência(s) da(s) Religião(ões) , realizado entre os dias 19 e 22 de outubro.
Os trabalhos são desenvolvidos sob a orientação do prof. Dr. Marco Antonio Barroso, coordenador do Grupo de Estudos em Ética, Filosofia e história da Ciência, da UEMG-Ubá. Também cooperaram nas pesquisas os professores Dsc. Priscila Paschoalino Ribeiroi e Msc. Christiano Demétrio de Lima Ribeiro.
O trabalho apresentado pela aluna Camila de Oliveira Sá, intitulado CRIACIONISMO VERSUS NEODARWINISMO: UMA ANALISE DAS TESES DE RICHARD DAWKINS E MICHAEL BEHE, apresenta embate entre as teorias criacionista e neodarwinista, e tem como objetivo levar ao questionamento sobre a argumentação usada pelos autores para defender suas teses. Já o trabalho O ADVENTO DA CIÊNCIA MODERNA E O PENSAMENTO RELIGIOSO, apresentado pela aluna Carolina Maria Vieira Gomes, tem como escopo compreender a ligação entre o pensamento religioso e o científico na origem da ciência moderna, tentando superar o senso comum científico, cunhado pelo iluminismo e pelo positivismo, de que ciência e religião contém abordagens opostas e incompatíveis sobre a realidade.
O professor Marco Antonio Barroso, por meio de apresentação oral, apresentou o trabalho MICHEL MESLIN – PARA UMA CIÊNCIA DA RELIGIÃO: O MÉTODO E O OBJETO, em que aborda a possível contribuição estudioso do fenômeno religioso, Michel Meslin (1926-2010), para o desenvolvimento do campo de estudo CIÊNCIA DA RELIGIÃO. A escolha do autor se deu devido ao quase inexistente de estudos sobre uma obra que pode, de algum modo, ajudar na viva discussão epistemológica à cerca da Ciência da Religião no Brasil.
UBÁ
|