Profissionais ilustres finalizam com brilho Semana de Comunicação em Frutal
13/10/2015
Primeiro palestrante do encerramento, na última sexta-feira (dia 09), da II Semana de Comunicação Social da UEMG Unidade Frutal, o presidente da Bombril, Marcos Scaldelai, demonstrou simplicidade e bom humor ao compartilhar com o público sua trajetória acadêmica e profissional.
Natural de Catanduva (SP) e filho de professores da rede pública de ensino, aos 17 anos ele foi para a capital paulista para cursar Publicidade e Propaganda na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Tendo iniciado a experiência profissional, como estagiário, no segundo ano de faculdade, após se formar Scaldelai passou por várias corporações até receber o convite para a entrevista de emprego na Bombril, em 2010. Daquele episódio, ele guarda viva na memória a pergunta feita pelo empresário e então presidente da empresa, Ronaldo Sampaio Ferreira: “você é louco?”. Então com 32 anos, Scaldelai não titubeou: "Sei ser bem louco, depende da loucura".
Ele justifica ao público o porquê da resposta: “Todo mundo que tem uma veia empreendedora sabe que tem que ser ‘louco’. Quando você quer se diferenciar, quando você quer realmente pensar além do que os outros estão imaginando, você está pondo a cabeça na guilhotina e quem faz isso é louco. Mas, é um louco dentro das medidas importantes para os negócios”.
O "louco" Marcos Scaldelai
A resposta deve ter agradado, tanto que Scaldelai foi contratado como diretor de Marketing da Bombril e logo fez sua primeira loucura: afastar Carlos Moreno, o garoto propaganda da marca, e reposicionar a estratégia de marketing da empresa com a controversa e premiada campanha ‘Mulheres Evoluídas’. Deu certo e tal “loucura” foi um dos destaques que catapultou Scaldelai para o topo da Bombril.
Após passar pela diretoria de vendas, o executivo assumiu o cargo de presidente da empresa, em 2013, aos 36 anos. Embora considere o sucesso fruto de muito esforço, Scaldelai admite que teve momentos de sorte. Foi chamado para a entrevista na Bombril por aparecer em uma reportagem de revista lida pelo filho de Ronaldo Sampaio. “Mas garanto que na hora que você senta com a pessoa para conversar, não é a sorte que vai te levar para frente. Aí, é todo o seu esforço. Posso, com certeza, colocar que 99% do sucesso é esforço”.
Hoje, Scaldelai é quem faz as entrevistas para as contratações da Bombril e, segundo ele, o que mais gosta de perceber no candidato é se ele tem perfil hands on (mão na massa): “Gosto de quem não se apega a cargo, é preocupado com resultado, é humilde e generalista”. Para o presidente da Bombril, a chave para crescer na carreira é ser generalista: “É preciso, claro, ter uma formação técnica, uma especialização. Mas é importante estar sempre disponível e olhando para a empresa como um gestor de negócios”.
Mais experiência
Após a palestra do presidente da Bombril, foi a vez do redator da Agência J.Walter Thompson, Guilherme Nesti abordar o tema ‘O que eu tenho que saber para entrar em uma grande agência’. Com trabalhos reconhecidos em festivais como Cannes, Clio Awards, El Ojo, Fiap, CCSP, NY Festivals, El Sol e outros, o publicitário fez uma análise de grandes criações brasileiras e internacionais e deu dicas de como elaborar um portfólio para apresentação em uma agência.
O renomado publicitário Guilherme Nesti
Para o diretor da Unidade Frutal da UEMG, professor Allynson Fujita, a participação dos alunos na organização das semanas acadêmicas tem criado uma nova dinâmica aos eventos. “Isso aconteceu com os cursos de Direito e Administração e agora com Comunicação Social”, relembra ele, ao elogiar as conquistas dos universitários nesse sentido.
FRUTAL
|