UEMG Divinópolis recebe 2ª etapa do Fórum Regional do Território Oeste
06/10/2015
Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
A UEMG Unidade Divinópolis foi sede, no último dia 1º de outubro, da 2ª etapa do Fórum Regional do Território Oeste, lançado no mês passado pelo Governo de Minas, em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
O objetivo dos fóruns regionais, instalados em 17 regiões do Estado, é “oficializar a participação popular na elaboração, execução e avaliação de políticas públicas regionalizadas”. 56 municípios integram o fórum da região Oeste, dividida em microterritórios das cidades de Bom Despacho, Divinópolis, Formiga, Itaúna, Pará de Minas e Campo Belo.
No período da manhã, foram realizadas a abertura dos trabalhos e a divisão dos 430 participantes em cinco grupos temáticos: desenvolvimento produtivo científico e tecnológico; infraestrutura e logística; saúde e proteção social; segurança pública; e educação e cultura.
A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades da região e de representantes de movimentos sociais. Também participaram, entre outros, o secretário-adjunto de Planejamento e Gestão, Wieland Silberschneider; a diretora acadêmica da UEMG Unidade Divinópolis, professora Ana Cristina Franco da Rocha Fernandes; a deputada estadual Marília Campos, presidente da Comissão de Participação Popular da ALMG; o secretário-executivo do Território Oeste, William Camargos; e a superintendente de Diálogo Social da Secretaria de Estado de Governo, Neila Batista.
Comitê
Já no período da tarde foram apresentados os relatórios do diagnóstico territorial, com o apontamento de 150 problemas locais, e eleitos os membros do Comitê de Planejamento Territorial (Complete), colegiado composto por representantes da sociedade civil organizada e não organizada que tem como objetivo acompanhar os desdobramentos do planejamento em seu território.
Entre os membros eleitos para o comitê, estão o professor da UEMG Unidade Divinópolis Mauro César Cardoso Cruz e os estudantes Cochise César e Larissa da Silva Alexandre, respectivamente dos cursos de Jornalismo e de Engenharia Civil da unidade. Já a professora da unidade Lenir Rosa André foi eleita para o Colegiado Executivo do Fórum Regional, responsável pela organização dos próximos fóruns – os membros do colegiado serão os representantes estaduais do Complete.
O fórum contou, ainda, com a participação da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais, que recolheu críticas, elogios, sugestões e reclamações sobre os serviços públicos prestados à população.
Diversidade
Segundo a diretora acadêmica da UEMG Unidade Divinópolis, a Universidade poderá contribuir bastante com o processo de construção do fórum. “Nós entendemos, enquanto Universidade, que é muito importante discutir Minas Gerais em nível de regiões, afinal Minas é um Estado de muitas diversidades. Assim, fazer esta discussão na nossa região é um ponto muito importante para nós, que nos sentimos extremamente à vontade para fazermos propostas que vão contribuir com o fórum”, ressaltou Ana Cristina.
O secretário-adjunto de Planejamento destacou a importância da participação da UEMG nos fóruns. “O processo dos fóruns regionais tem duas grandes virtudes. A primeira é a participação, ou seja, o governo vem para ouvir e abrir canais para a sociedade. E a segunda é administrar as realidades do Estado a partir das regiões. Isso traz um critério de sustentabilidade porque pensar a concepção e a gestão das políticas dos programas a partir de Belo Horizonte certamente não é suficiente”, enfatizou Wieland. “Com a participação da UEMG, por exemplo, cedendo este espaço, fazendo com que professores e estudantes possam compartilhar, inicia-se a construção de uma parceria que certamente se traduzirá no envolvimento mais sistemático em diagnósticos e proposição de ações para as diversas áreas de políticas públicas no Estado”, concluiu.
Os fóruns
A dinâmica dos fóruns está sendo desenvolvida a partir da realização de reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho e câmaras temáticas, dos quais participa a população de cada região com o objetivo principal de orientar o planejamento e as ações do governo.
Os dados levantados neste primeiro ano dos fóruns serão utilizados na elaboração do Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) e do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).
A próxima etapa dos fóruns na região ocorrerá em novembro.
A programação completa dos fóruns regionais pode ser conferida no link forunsregionais.mg.gov.br/foruns.
DIVINÓPOLIS
|