UEMG Ituiutaba faz parte da parceria para preservação ambiental no município
02/10/2015
notícia e foto : Jornal do Pontal - clique aqui para acessar
Apesar dos períodos prolongados de estiagem em todo o país, a cidade de Ituiutaba trabalhou e se preparou para situações adversas, o que não deixou que até o momento, a água faltasse a seus moradores.
O trabalho feito em administrações passadas preparou uma transposição de água do Rio Tijuco, que já foi usada e que há projeto para ser melhorada e ampliada, como garantia, e também de um trabalho de reflorestamento das nascentes e mananciais do principal ribeirão que abastece a cidade, o Ribeirão São Lourenço. Todos esses trabalhos feitos, lá no passado, contribuíram para que o município não passasse por dificuldades maiores neste período de seca.
Contudo, a prefeitura vem trabalhando e apoiando iniciativas que visam a preservação ambiental, apostando na sustentabilidade e sobre o título “Recomposição de matas ciliares de corpos d’água de Ituiutaba: Ribeirão Lourenço”, o projeto de extensão escrito pelos biólogos Allisson Rodrigues de Rezende (UEMG, unidade Ituiutaba) e Juliana de Oliveira Freitas (Seção de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Planejamento) foi aprovado pelo Programa Institucional de Apoio à Extensão (PAEx) da UEMG.
O projeto utilizou da tecnologia para garantir os resultados e, a partir de imagens capturadas via satélite, foram visitadas e convidadas a participarem do projeto as propriedades rurais situadas às margens do Ribeirão São Lourenço que necessitam ter suas matas ciliares recompostas. Para isso, foram selecionadas algumas áreas com maior déficit de vegetação ciliar e/ou nascentes desprotegidas e, em seguida, foi realizado o levantamento da vegetação arbórea nativa nas áreas adjacentes.
A etapa seguinte do projeto compreende o preparo dos terrenos que ocorrerá no início do próximo trimestre, antecedendo o período chuvoso para o qual está prevista a realização do plantio. Para a implantação do projeto, a Superintendência de Água e Esgoto de Ituiutaba (SAE) está oferecendo suporte necessário para a realização do trabalho e as visitas técnicas de campo, que começaram no mês de julho, visando o primeiro contato com os proprietários.
As mudas de espécies nativas serão disponibilizadas por meio de um Termo de Parceria firmado entre a UEMG e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a empresa Algar Telecom S/A e a Prefeitura Municipal de Ituiutaba.
A proposta da equipe é a sensibilização dos proprietários para a causa ambiental e o seu envolvimento no projeto, assumindo o compromisso de proteção e manejo das espécies plantadas, conforme limites estabelecidos no Código Florestal vigente.
Os alunos participantes, além de ampliarem seus conhecimentos práticos nas áreas ambiental e agronômica, garantiram bolsa de ajuda de custo e terão em seus currículos a participação em projeto de extensão de suma relevância para a população de Ituiutaba.
Nos dias atuais, onde se discute tanto a sustentabilidades é importante ações e iniciativas como estas de recuperação ambiental. “Precisamos investir em recuperar e preservar a natureza, pois é dela que dependemos para viver. Este investimento nas matas ciliares, apesar de simples, faz uma diferença grande, tanto agora como daqui há alguns anos”, comentou a bióloga e funcionária da Seção de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Planejamento, Juliana Freitas.
ITUIUTABA
|