![](http://intranet.uemg.br/comunicacao/imagem/congresso_uniapac.gif)
![](http://intranet.uemg.br/comunicacao/imagem/IMG-20151001-WA0001.jpg)
Com a participação do reitor da UEMG, Dijon Moraes Júnior, na mesa de abertura representando todas as universidades de Minas Gerais, iniciou-se no dia 30 de setembro, em Belo Horizonte, o
XXV Congresso Mundial ADCE/UNIAPAC (Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas), concomitantemente com o 10º Seminário Internacional de Sustentabilidade. O Congresso, bienal, acontece pela primeira vez no Brasil e contou em Minas Gerais com o apoio e realização da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).
O Congresso conta com a participação de inscritos provenientes de 15 diferentes países, que entre 30 de setembro e 2 de outubro debatem sobre a sustentabilidade sócioambiental no mundo. Entre os palestrantes encontram-se nomes de referência na questão ambiental do Brasil e do exterior, como a ex-ministra do meio-ambiente do Brasil, Marina Silva.
O presidente da FIEMG, Olavo Machado, em seu discurso de abertura, afirmou que "a evolução industrial não pode crescer através da desordem ambiental e que é dever dos empresários promover um crescimento sócioambiental sustentável".
O prefeito de Belo Horizonte Márcio Lacerda, que será um dos palestrantes do evento, explicou que existe "a necessidade da promoção cada vez mais de um modelo de cidade sustentável, vez que 82% do povo brasileiro vive hoje nas cidades".
Por sua vez, o reitor da UEMG Dijon Moraes Júnior defendeu um papel preponderante das instituições de ensino na busca pelo equilíbrio ambiental no planeta. "A Academia deve ser um dos vetores de propulsão em busca destes objetivos por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão, aqui postos a serviço da Sustentabilidade sócioambiental".
Para maiores informações veja o site:
http://www.congressofiemguniapac.com.br/
SOBRE O EVENTO
No último século os empresários tiveram que ampliar a capacidade de administrar mudanças, inovar e de correr riscos em um cenário altamente turbulento e complexo. Este modelo deu origem a um enorme aumento da produtividade e do progresso em termos de civilização. Nas últimas décadas, ele trouxe um crescimento econômico sem precedentes e, com ele, inúmeros desafios para a nossa sociedade.
Para enfrentá-los, porém, o papel dos empresários precisa evoluir. Devem estar preparados, para transformar a ordem mundial em uma nova economia, inclusiva e sustentável, na qual a prosperidade global esteja baseada na dignidade do ser humano e no bem estar de todos.
Como oportunidade para debater este novo modelo, o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG, a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa – ADCE UNIAPAC Brasil e a União Internacional de Dirigentes Cristãos de Empresa – UNIAPAC – uniram-se para realizar o 10º Seminário Internacional de Sustentabilidade e o XXV Congresso Mundial da UNIAPAC, com o tema: “Empresas, Governo e Sociedade Civil Trabalhando Juntos pelo Bem Comum”.
O evento aportará novos conhecimentos e experiências para a discussão de temas como responsabilidade social, ética, sustentabilidade e como empresários podem unir esforços com governo e sociedade civil na promoção do bem comum. Acontecerá nos dias 30 de setembro, 1º e 2 de outubro de 2015 no Palácio das Artes em Belo Horizonte – Minas Gerais.