Governo instala o Fórum Regional do Território no Sul, em Pouso Alegre
22/09/2015
O Governo do Estado de Minas Gerais instala nesta quinta-feira, 24/09, às 9h na cidade de Pouso Alegre, o Fórum Regional de Governo – Território Sul, que possui 119 municípios e uma população (2010) de 1.408.825 habitantes.
O Território com a 4ª maior densidade demográfica é o que possui a menor taxa de homicídios de Minas Gerais. O Sul se diferencia dos outros Territórios pela sua produção de batata inglesa, o terceiro produto que mais movimenta a economia da região. Em primeiro e segundo lugar temos, respectivamente, os tradicionais café e leite.
Com 60,4% da população sem instrução ou com o ensino fundamental incompleto, é uma das necessidades dos Fóruns investir na educação – no Sul e em grande parte de Minas.
Presente em duas das cidades do Território Sul, a Universidade do Estado de Minas gerais possui:
UEMG Unidade Campanha
Inicialmente Fundação Cultural Campanha da Princesa, a instituição tornou-se pública e estadualizada em 2013.
Números e cursos:
-
Cursos: História, Pedagodia e Processos Gerenciais
-
91 alunos matriculados em 2015
-
10 professores em 2014
Clique aqui e conheça a UEMG Campanha.
UEMG Poços de Caldas
Atuando com um curso fora de sede, a UEMG Poços de Caldas está vinculada à Faculdade de Educação (FaE) localizada em Belo Horizonte. Através de convênio entre UEMG e Autarquia Municipal de Ensino da cidade, é oferecido o curso de Pedagogia.
Números:
-
191 alunos em 2015
-
34 professores em 2014
Clique aqui e saiba mais sobre a UEMG Poços de Caldas.
Sobre o Fórum
Os Fóruns Regionais têm por objetivo marcar oficialmente a participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas regionalizadas.
A população de cada território é convidada, periodicamente, a participar de reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho, câmaras temáticas, dentre outros instrumentos, que deverão garantir espaços democráticos, O principal objetivo é subsidiar o planejamento e as ações de Governo para a promoção do desenvolvimento econômico e social.
Neste primeiro ano, os Fóruns vão fazer o levantamento de prioridades de cada território para que os dados possam orientar a elaboração do PPAG (Plano Plurianual de Ações Governamentais), PMDI (Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Com esta agenda inicial encerrada, a partir de 2016 os Fóruns seguem como canal de constante diálogo com a sociedade civil.
Os Fóruns serão articulados de forma a envolver representantes do Governo do Estado, de órgãos federais de expressão regional, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e sindicais e representações do poder legislativo estadual e federal. Representantes da sociedade civil serão maioria nos colegiados executivos.
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|