Dia do Patrimônio Histórico e Cultural é comemorado em Minas
14/08/2015
Celebrada nesta segunda (dia 17), a data dá início a uma temporada de ações até o final de setembro, em todo o estado. As atividades incluem seminário, instalações urbanas, mostras e apresentações artísticas abertas à população. Também no dia serão empossados os novos integrantes do Conselho Estadual de Patrimônio.
Em Belo Horizonte, a programação será realizada no Circuito Liberdade – que receberá entre seus espaços o futuro prédio da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Nos dias 24 e 25 de agosto, acontecerá na Biblioteca Pública Luiz de Bessa o ‘Seminário Estadual do Patrimônio Cultural: Circuitos Culturais e as Cidades’, que irá abordar temas como urbanidade e o uso dos espaços públicos.
Ainda como parte das atividades do Dia do Patrimônio, a partir de setembro, a Praça da Liberdade receberá a instalação ‘Alameda São Francisco: a memória do rio inunda a cidade’. Inspirada na riqueza cultural do universo sertanejo, o trabalho vai retratar as lendas, a música, o artesanato, as comidas típicas, as frutas do cerrado, dentre outras particularidades das margens do Velho Chico.
As comemorações não ficarão só na capital, já que a data coincide também com as atividades da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, promovida em todo o estado pela Secretaria de Estado da Cultura e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha). Neste ano, mais de 500 municípios mineiros se inscreveram e irão realizar, de 17 de agosto a 30 de setembro, oficinas, exposições, feiras, festivais e outras ações de preservação e promoção do patrimônio cultural.
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|