|
Governo de Minas Gerais instala em São João del-Rei o Fórum Regional do Território Vertentes
31/07/2015
divulgação SEGOV
Este é o sétimo fórum de participação popular a iniciar as atividades. Lançamento será nesta sexta-feira (31/7). Cerca de 6,5 mil mineiros já participaram das discussões
O Governo de Minas Gerais instala nesta sexta-feira (31/7) o 7º Fórum Regional de Governo – Território Vertentes. A cerimônia de lançamento será realizada no campus da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - Colônia do Bengo. O Território Vertente reúne 50 municípios, com uma população total de aproximadamente 724 mil habitantes. Barbacena, Conselheiro Lafaiete e São João del-Rei são as maiores cidades da região. Na economia, o setor de serviços (55,4%) é a principal atividade da região, seguido pela indústria (38,8%) e agropecuária (5,8%).
Esta é a sétima instalação de Fórum Regional dentre os 17 territórios de desenvolvimento em que o estado foi dividido. Já foram instalados os Fóruns do Território Norte (Montes Claros), Território Mucuri (Teófilo Otoni), Território Médio e Baixo Jequitinhonha (Araçuaí), Território Sudoeste (Passos), Território Vale do Aço (Ipatinga) e Território Zona da Mata (Juiz de Fora). Destas, quatro cidades já fizeram a segunda rodada de discussões. Mais de 6,6 mil mineiros participaram das discussões regionalizadas.
O que são os Fóruns
Os Fóruns Regionais têm por objetivo marcar oficialmente a participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas regionalizadas. A população de cada território é convidada, periodicamente, a participar de reuniões, debates, assembleias, grupos de trabalho, câmaras temáticas, dentre outros instrumentos, que deverão garantir espaços democráticos, O principal objetivo é subsidiar o planejamento e as ações de Governo para a promoção do desenvolvimento econômico e social.
Neste primeiro ano, os Fóruns vão fazer o levantamento de prioridades de cada território para que os dados possam orientar a elaboração do PPAG (Plano Plurianual de Ações Governamentais), PMDI (Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado) e LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Com esta agenda inicial encerrada, a partir de 2016 os Fóruns seguem como canal de constante diálogo com a sociedade civil.
Os Fóruns serão articulados de forma a envolver representantes do Governo do Estado, de órgãos federais de expressão regional, prefeitos, vereadores, entidades empresariais e sindicais e representações do poder legislativo estadual e federal. Representantes da sociedade civil serão maioria nos colegiados executivos.
Abaixo, segue a lista dos municípios que compõem o Território Vertentes
Capela Nova, Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce, Antônio Carlos, Barbacena, Carandaí, Cipotânea, Desterro do Melo, Ibertioga, Paiva, Ressaquinha, Santa Bárbara do Tugúrio, Santana do Garambéu, Santa Rita de Ibitipoca, Senhora dos Remédio, Caranaíba, Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Desterro de Entre Rios, Entre Rios de Minas, Itaverava, Jeceaba, Lamim, Ouro Branco, Piranga, Queluzito, Rio Espera, Santana dos Montes, São Brás do Suaçuí, Senhora de Oliveira, Barroso, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Ibituruna, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João Del Rei, São Tiago, São Vicente de Minas e Tiradentes.
Serviço: Instalação do Fórum Regional de Governo do Território Vertentes
Data: 31/07 (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Campus da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) - Colônia do Bengo
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|