Tomaram posse na manhã do dia 11 de junho, na Reitoria, os
novos representantes eleitos por professores e servidores para integrar, pelo próximo triênio, o Conselho Universitário da UEMG (CONUN). A atual composição é a primeira a contar, como membros natos, os diretores das Unidades RECENTEMENTE absorvidas, e também a primeira na qual o número de representantes dos servidores técnico-administrativos dobrou (de quatro para oito vagas).
A sessão de posse foi aberta pelo presidente do Conselho Universitário,professor Dijon Moraes Júnior. Estiveram presentes os membros natos: o vice-reitor José Eustáquio de Brito; pró-reitores (Renata Vasconcelos, de Ensino; Vânia Aparecida Costa, de Extensão; Terezinha Abreu Gontijo, de Pesquisa e Pós-graduação e Adailton Vieira Pereira, de Planejamento, Gestão e Finanças); diretores das Unidades; o Diretor do Campus BH, Roberto Werneck, além de todos os titulares e suplentes eleitos para ocupar as vagas destinadas a professores de diversos níveis da carreira e servidores.
Após a declaração de abertura da sessão, realizou-se a leitura do termo de posse. O reitor acentuou a renovação democrática no CONUN. “O Conselho Universitário é o
locus primordial do debate, da diversidade, das ideologias e das correntes de pensamento na Universidade”, afirmou.
Ressaltou também o caráter suprapartidário e democrático da UEMG, pautado na missão de estender o ensino superior gratuito, público, multicampi e de qualidade a todo o Estado de Minas Gerais. “É responsabilidade da gestão da UEMG dialogar com todos os gestores do governo, respeitando sua missão e diversidade. Com o novo governo, as relações estão sendo consolidadas positivamente. Isso é resultado do reconhecimento e respeito pela atuação da UEMG”, analisou Moraes Júnior. Citou ainda, como indicador de reconhecimento e avanço, a aprovação do orçamento para a Universidade em 2015, três vezes maior que o do ano anterior.
Os membros do Conselho receberam um
kit com material de trabalho e balizador da atuação da universidade: Estatuto da UEMG, Plano de Gestão 2014-2018 e PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional.
Um dos principais desafios dos novos membros será deliberar e concluir ainda neste ano a revisão do Regimento da UEMG, de modo que esteja em sintonia com o Estatuto aprovado em 2014.