SEPLAG e Fundação João Pinheiro adotam o Enem como primeira etapa de concurso público.
26/05/2015
com informações da assessoria de comunicação da Fundação João Pinheiro
A SEPLAG e a Fundação João Pinheiro divulgam o concurso público para ingresso na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).
A novidade é que este concurso passará a usar o Enem como primeira etapa, substituindo o formato anterior de ingresso, que era o vestibular.
Em resumo, o concurso irá acontecer em três etapas: Enem, provas dissertativas e curso superior de administração pública (graduação com duração de 4 anos). Quem passar pelas três etapas e se formar na graduação será considerado aprovado no concurso público e apto a ingressar nessa carreira de estado (EPPGG).
Veja a notícia completa.
Secretaria de Planejamento de Minas Gerais e Fundação João Pinheiro adotam o Enem como primeira etapa do concurso público para ingresso na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental
Processo seletivo passa a ser composto por três etapas: Enem 2015, provas dissertativas e curso de graduação em administração pública
A Fundação João Pinheiro (FJP), instituição de pesquisa e ensino ligada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag MG), irá adotar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como primeira etapa do concurso público para ingresso na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Nesse novo formato, o concurso substitui o vestibular, que era realizado até 2014, passando a ter três etapas: Enem 2015, provas dissertativas e curso de graduação em administração pública. O Edital Seplag-FJP nº 002/2015 está disponível nas páginas da FJP e do Idecan.
“Introduzir o Enem na primeira etapa do concurso é a real democratização do acesso à Fundação João Pinheiro e ao Governo do Estado de Minas Gerais, já que o curso de graduação em administração pública é a forma de ingresso na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Era uma contradição a Escola de Governo não usar o Enem. Agora estamos corrigindo isso e dando um passo importante para democratizar a Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho. Esse é um fato histórico, considerando que a Fundação João Pinheiro é uma escola pública que forma os gestores públicos do Estado e é a forma de ingresso nessa carreira de Estado”, observa o Secretário de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Helvécio Magalhães.
O processo seletivo ocorrerá da seguinte forma:
Primeira etapa: o candidato deverá obter a pontuação mínima de 350 pontos em cada uma das provas objetivas e 500 pontos na redação do Enem 2015. Não serão aceitos resultados do Enem de anos anteriores. Esta etapa é pré-requisito para as seguintes.
Segunda etapa: composta por provas dissertativas de matemática e história. Serão aprovados os 80 primeiros classificados, que deverão se matricular no curso de graduação em administração pública (CSAP), ministrado pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro.
Terceira etapa: o candidato aprovado nas etapas anteriores deverá cursar e ser aprovado no curso de graduação em administração pública (CSAP) ministrado pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro e cumprir os demais requisitos legais específicos para ingresso na carreira de EPPGG (conclusão do curso dentro do prazo máximo de 5 anos; e não ter sido reprovado em três disciplinas ao longo da graduação).
Curso e carreira - Oferecido de forma gratuita, o curso de graduação em administração pública é reconhecido pelo MEC e oferece ao aluno bolsa de estudos mensal correspondente a um salário mínimo (desde que o aluno não tenha sido reprovado em três disciplinas do curso). O estudante deve ter dedicação exclusiva e, após formado, será nomeado para atuar em um dos diversos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do poder executivo estadual.
As principais atribuições do Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental são a formulação, supervisão e avaliação de políticas públicas. Esses profissionais também podem atuar nas áreas de planejamento e avaliação, administração financeira e orçamentária, contabilidade, modernização da gestão, racionalização de processos, gestão e tecnologia da informação, recursos logísticos, recursos materiais, recursos humanos e administração patrimonial.
Enem 2015 - As inscrições para o Enem devem ser feitas entre os dias 25 de maio e 5 de junho de 2015 e as provas serão em outubro de 2015. Para informações sobre o Enem, o candidato deve consultar a página na internet (http://portal.inep.gov.br/enem) ou ligar para 0800 61 61 61. O edital do Enem, com as diretrizes, procedimentos e prazos foi publicado no Diário Oficial da União no dia 18 de maio de 2015.
Concurso público para EPPGG - As inscrições para o concurso poderão ser feitas entre 25 de julho e 20 de setembro de 2015 no endereço www.idecan.org.br . O valor da inscrição é de R$ 120,00 (cento e vinte reais).
TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE O CONCURSO PÚBLICO
Como participar? Os interessados em participar do concurso público para a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) devem se inscrever no Enem/2015, de 25 de maio a 5 de junho de 2015, e no concurso público da Seplag/Fundação João Pinheiro, de 25 de julho a 20 de setembro/2015.
O que muda? A primeira etapa do concurso público será composta pelas provas do Enem 2015 e a segunda etapa, pelas provas aplicadas pelo Idecan. O curso de graduação em administração pública, com duração de quatro anos, é a terceira etapa deste concurso.
Quando serão as provas? As provas do Enem (1ª etapa) serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro de 2015, obedecendo ao regulamento estabelecido no respectivo edital. As provas da 2ª etapa, sob a responsabilidade do Idecan, serão realizadas no dia 17 de janeiro de 2016.
Quando o candidato aprovado estará apto a tomar posse em um cargo de EPPGG? Após graduado no curso de administração pública (CSAP) e cumpridos os demais pré-requisitos legais, o candidato estará apto a ingressar na carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).
Onde obter mais informações sobre o curso e a carreira? http://www.fjp.mg.gov.br/
ASSESSORIA DE COMUNICACAO SOCIAL
|