Imagens: Sectes/MG
O Prêmio Mineiro de Inovação, uma iniciativa da Câmara Italiana de Comércio de Minas Gerais com apoio institucional do Governo do Estado de Minas Gerais (através da FAPEMIG) e da FIEMG, visa reconhecer e gratificar aqueles que por suas idéias contribuam efetivamente para o avanço do conhecimento no Estado, gerando projetos e soluções transformadoras, com positivo impacto socioambiental e econômico.
O Prêmio é atribuído anualmente em três modalidades (Processo, Produto e Intangível). Em cada edição é concedida, ainda, menção honrosa a um trabalho desenvolvido em área específica do conhecimento, sempre definida no Edital de Chamada do Prêmio. O vencedor de cada categoria recebeu diploma e medalha, além de valor em dinheiro. Puderam concorrer a ele pessoas físicas (de pesquisadores a estudantes), Universidades, Escolas e Centros Educacionais, empresas e instituições públicas ou privadas, startups e spin offs, sendo a principal exigência a comprovação do trabalho/projeto por meio de patente, pedido ou registro de patente ou protótipo documentado.
Os autores das melhores ideias inscritas no Prêmio Mineiro de Inovação 2014, foram homenageados nesta terça feira, dia 19/05, em cerimônia realizada no auditório da FIEMG, com a presença do governador Fernando Pimentel, que destacou: "Nós estamos premiando aqui gente que tem uma qualidade extraordinária. Independente da adversidade, gente que está trabalhando pelo bem comum e com resultados efetivos", elogiou o governador do estado.
A cerimônia também teve participação do Presidente da FIEMG Olavo Machado Júnior, dos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso; e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Correa; do presidente do Conselho de Tecnologia e Inovação da FIEMG, Vallentino Rizzioli, e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, Evaldo Vilela e do Secretário de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Eduardo Bernis.
O reitor da UEMG, Dijon Moraes Júnior, também presente na cerimônia da premiação, destaca que “a iniciativa por si só já merece o nosso reconhecimento, vez que a Universidade é geradora potencial de inovações tanto necessárias para o desenvolvimento do país. Ficamos, por outro lado, lisonjeados, ao saber que o primeiro lugar na categoria ‘Produto’ nesta edição 2014, coube a ex-estudantes da nossa Escola de Design que hoje compõe a empresa inovadora The Products Comercial Ltda”, conclui o reitor.