UEMG se reúne com Secretário da SECTES para discutir Curso de Medicina em Passos
18/05/2015
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Miguel Corrêa, juntamente com o subsecretário de Ensino Superior Marcio Portes, receberam na manhã do dia 15 de maio o reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais Dijon Moraes Júnior e a direção da Unidade da UEMG em Passos, composta pelo Diretor Administrativo Luiz Camilo Teodoro, pela diretora acadêmica Tânia Carmo, pela vice-diretora Marisa Lemos e do consultor pedagógico, professor Geraldo Brasileiro Filho. Além da comitiva da UEMG, esteve também presente na reunião o deputado estadual Cássio Soares, oriundo daquela região.
O encontro teve como ponto de referência a proposta de instituir na Unidade da UEMG em Passos um curso de Medicina, cujo projeto já se encontrava aprovado pelo Ministério da Educação antes da estadualização da fundação particular que geria a Unidade Passos. Com a absorção da da fundação de Passos pela UEMG, o curso teve que migrar para ser avaliado pelos Conselhos Superiores da Universidade e, posteriormente, pelo Conselho Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais.
A proposta de instituição do curso foi defendida por todos os presentes do âmbito da Universidade, já que a infraestrutura: laboratórios, biblioteca e clínicas para atendimentos e aprendizagem na prática já se encontram instalados e prontos para serem utilizados na unidade. A direção da Unidade Passos, juntamente com o professor Brasileiro, que foi o responsável pela elaboração do formato e estrutura do referido curso, defenderam a importância social e estratégica do curso de Medicina, não somente para a cidade, mas, de igual forma, para toda a região que compreenderia uma abrangência em torno de 100 quilômetros nas imediações da cidade de Passos.
O secretário Miguel Correa reconheceu a importância da implantação do curso para a região e afirmou que se empenhará para que o curso possa, em futuro breve, ser ofertado de forma pública e gratuita. Ressaltou que os investimentos já feitos e o apelo social do curso são fatores positivos para que o curso tenha o apoio do Governo de Minas.
“Trata-se de uma possibilidade concreta de fortalecermos uma área ainda incipiente da Universidade, que é a área de saúde. Já temos cursos afins, como Enfermagem, Nutrição, Biomedicina, Psicologia e Educação Física, mas com o curso de Medicina poderemos alargar ainda mais a função social tão cara a todos nós da Universidade do Estado de Minas Gerais”, declara o reitor.
Importante fruto do encontro desta sexta feira foi a assinatura e envio por parte do secretário Miguel Correa, do Reitor da UEMG Dijon Moraes Júnior e do subsecretário Marcio Portes à secretária de Regulação e Supervisão do Ensino Superior do MEC, Marta Wendel Abramo, de ofício de manifestação de interesse do Estado de Minas em oferecer o curso de Medicina na cidade de Passos, por meio da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG.
REITORIA
|