Lançamento do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia | Edição 2015.
25/03/2015
Com informações da Fapemig e da Assessoria de Comunicação da UFMG
Fotos do evento: Foca Lisboa
O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e com o apoio da Fapemig, edita, mais uma vez, o Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia”.
O lançamento da edição 2015 foi marcado por cerimônia realizada nesta segunda-feira (23/03) na Universidade Federal de Minas Gerais.
O Prêmio de Pesquisa Básica “Marcos Luiz dos Mares Guia” foi criado pelo Governo do Estado e será concedido a Pesquisadores Mineiros, em anos pares; e premiará unidade (departamento, laboratório, núcleo, entre outras) de Instituição/Empresa com atuação em C&T, ou à própria instituição/empresa, pública ou privada, sediada no Estado de Minas Gerais, em anos ímpares.
Em 2015, o Prêmio contemplará instituições/empresas mineiras que tenham se distinguido na condução de estudos e pesquisas básicas que contribuíram, de forma significativa, para o avanço do conhecimento científico e que apresentem potencial para subsidiar o desenvolvimento de soluções para problemas da humanidade. Parte-se do princípio que é imperativo promover o conhecimento fundamental a partir de necessidades identificadas, com eventual aplicação dos novos conhecimentos, gerados na pesquisa básica.
Por Pesquisa Básica, entende-se aquela que visa compreender a natureza e aumentar o conhecimento humano. Naturalmente, não é possível antecipar seus efeitos, no entanto, é possível conduzir pesquisas básicas a partir da identificação de necessidades da sociedade.
Pesquisa Básica originada de problema existente, em que o cientista procura entender fenômenos, mas cujo resultado deriva possíveis soluções tecnológicas, é de extremo valor para o processo de inovação.
Compuseram a mesa na solenidade: O reitor da UFMG, Jaime Arturo Ramírez, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge de Almeida Guimarães, o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Vinícius Rezende, o presidente da FAPEMIG, Evaldo Ferreira Vilela, a professora Sandra Goulart Almeida, vice-reitora da UFMG, o professor Dijon Moraes Júnior, reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), a professora Maria Goreti de Almeida Oliveira, da Universidade Federal de Viçosa, representando os familiares do patrono do prêmio, e Eduardo Bernis, secretário municipal de desenvolvimento.
Informações sobre o Prêmio: portal FAPEMIG.
REITORIA
|