Governo do Estado e União formalizam parceria na luta pela igualdade racial.
24/03/2015
com informações e fotos do site da Secretaria Estadual de Educação
O reitor da UEMG, Dijon Moraes Júnior e as pró-reitoras de Ensino, Pesquisa e Extensão da universidade, participaram ontem (23/03/15), do evento onde o Governador Fernando Pimentel e a Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR), Nilma Lino Gomes, assinaram um Acordo de Cooperação Técnica que objetiva a execução de ações de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial no âmbito educacional no Estado de Minas Gerais.
Assunto extremamente relevante para a UEMG, que tem como um de seus programas institucionais de extensão o tema “Ações Afirmativas e Relações Étnico-Raciais”, a participação do reitor e das pró-reitoras objetiva integrar a UEMG no desenvolvimento das ações propostas neste Acordo.
A ideia do trabalho conjunto é promover uma mobilização para o cumprimento da Lei Federal 10.639/2003 nas escolas. Por meio de diferentes iniciativas, a proposta pretende realizar relevantes ações nas unidades escolares para a superação do preconceito racial, na busca pelo reconhecimento e valorização da história e da cultura dos africanos na formação da sociedade brasileira. “Na política educacional, a implementação da Lei 10.639 significa uma ruptura profunda com um tipo de postura pedagógica que não reconhece as diferenças resultantes do nosso processo de formação nacional. Para além do impacto positivo junto à população negra, essa lei deve ser encarada como um desafio fundamental do conjunto de políticas que visam a melhoria da qualidade da educação brasileira apara todos e para todas”, afirmou a secretária Macaé Evaristo.
Esta parceria entre Estado e União se faz no contexto da Década Internacional dos Povos Afrodescendentes, período entre 2015-2024 instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) que visa promover a inclusão plena e igualitária dos afrodescentes em todos os aspectos da sociedade nos diversos países.
Veja aqui a matéria completa.
Conheça o projeto AFRO CONSCIÊNCIA. Com essa história, a escola tem tudo a ver.
REITORIA
|