Estudantes de Ciências Humanas, Sociais e Educação terão acesso a bolsas da FAPEMIG para o exterior.
19/03/2015
No último dia 10 de março, a plenária do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, aprovou o Projeto de Internacionalização da Câmara de Ciências Humanas, Sociais e Educação – CHE. A proposta foi encaminhada ao Conselho do órgão pelo Prof. Luciano Mendes de Faria Filho professor da UFMG e membro da Câmara CHE da FAPEMIG. Coube ao reitor da UEMG e conselheiro da FAPEMIG, Prof. Dijon Moraes Júnior, a relatoria do projeto, que, ao defender o mérito da proposta, discorreu:
“É inconteste o fato que Minas Gerais conta hoje, com um complexo e dinâmico sistema de ciência, tecnologia e inovação capaz de contribuir para o desenvolvimento econômico e social de nosso estado e de nosso país. Por outro lado, é mister reconhecer que, para que haja maior eficácia, expansão, diversificação e legitimidade da presença e do impacto do desenvolvimento científico e tecnológico nos diversos setores da vida social, é preciso aumentar a participação pulverizada de pesquisadores nas políticas públicas e intensificar o diálogo com o conjunto da sociedade como um todo. Mais do que isso, há um consenso de que é preciso pensar no desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico de forma integrada, e , para isso, é fundamental uma visão mais sistêmica de todas as áreas do conhecimento.”
Segundo o Prof. João Francisco de Abreu, Presidente do Conselho Curador, o objetivo deste projeto é reconhecer a contribuição científica e tecnológica das Ciências Humanas e Sociais, Letras, Linguística, Música e Artes para a inovação, no contexto do desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais, por meio do financiamento do intercâmbio de discentes dos cursos de graduação e pós-graduação das Instituições de Ensino Superior - IES - mineiras nas melhores universidades internacionais.
O Prof. Dijon Moraes Júnior destaca que o programa possibilitará a oferta de bolsas nos mesmos moldes do “Programa Ciências sem Fronteiras”, mas que as bolsas da FAPEMIG serão destinadas somente às áreas Humanas, Sociais e da Educação, que não estavam contempladas pelo programa federal. “Trata-se de um programa inédito no Brasil”, reforçou o reitor.
Com a criação do novo programa de bolsas, pela FAPEMIG, um grande número de alunos de nossos cursos, que, por atuarem nas áreas de Ciências Humanas, Sociais e Educação, estavam excluídos das possibilidades de estudo no exterior através do programa Ciência sem Fronteiras, passam agora a ter acesso a essa importantíssima oportunidade de melhorar sua formação profissional.
Na mesma ocasião, foi autorizada, pelo Conselho Curador, a criação marca Minas Fellows para fortalecer a imagem da FAPEMIG: O “Fellow” é o pesquisador empreendedor e inovador que conecta Minas com ecossistemas de ponta. Para isso, ocorrerá um alinhamento dos programas de pesquisa individuais já existentes na FAPEMIG. O projeto acima mencionado passa a integrar a Minas Fellows, assim como os projetos de Intercâmbio de Estudantes do Massachusetts Institute of Technology – MIT e Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo - Ambientação de Inovação.
REITORIA
|