Acesso a cursos de nível superior pelo SISU se consolida na UEMG
26/02/2015
Após três anos de adoção do SISU (Sistema de Seleção Unificada) para oferecimento de parcela das vagas disponíveis em seus cursos de graduação, a UEMG observa o modo de seleção se consolidar como o mais procurado junto aos interessados em obter formação gratuita e de qualidade para o decorrer de suas carreiras profissionais.
Única universidade pública estadual em território mineiro a aderir ao sistema, a UEMG deparou-se com o grande indicador que confirma essa percepção: 24.311 mil inscritos de todas as regiões do país indicaram interesse nos cursos da Universidade, um quantitativo inédito que o vestibular tradicional não é capaz de mobilizar.
Um desdobramento percebido é a ampliação das fronteiras. Os vestibulares tradicionais limitam suas verbas publicitárias e esforços logísticos a um público radicado em determinada região geográfica. Já com a adoção do SISU, percebe-se que, embora não sejam o público preferencial, estudantes de outros estados passam também a se interessar pela ideia de mobilidade e cogitam inclusive mudar-se para investir em formação profissional.
Segundo informações da Pró-reitora de Ensino da UEMG, professora Renata Vasconcelos, essa situação foi percebida em diversas Unidades, como, por exemplo, em Ituiutaba e Frutal, sediadas na região do triângulo mineiro, na qual a proximidade com o estado de São Paulo e a gratuidade do Ensino têm atraído o interesse crescente de muitos estudantes paulistas.
Já os cursos mais procurados da última edição foram, respectivamente, Pedagogia, Direito e as Engenharias (Ambiental, Civil, de Minas, Elétrica e Metalúrgica). Os números da Universidade se adicionaram aos das demais instituições de ensino superior do estado e transformaram Minas Gerais no principal destino para a formação profissional superior em 2015: o estado obteve, segundo dados do Ministério da Educação, um total de 327.601 inscritos na última edição do SISU, seguido por São Paulo, com 306.956, e Rio de Janeiro, 249.252.
Na última edição, Minas ofereceu pelo Sisu 24.900 vagas, em 754 cursos de 18 instituições públicas de ensino superior.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN
|