UEMG integra Grupo de Trabalho: Proposta de implementação da Educação Escolar Quilombola
13/02/2015
UEMG integrará Grupo de Trabalho formado pela Secretaria de Estado da Educação para elaborar proposta de implementação da Educação Escolar Quilombola em Minas Gerais.
Numa iniciativa inédita da Secretária Estadual de Educação (SEE), Macaé Evaristo, foram recebidos em audiência, na manhã do dia 12 de fevereiro, lideranças do movimento quilombola, professores e pesquisadores para discutir a situação da educação em comunidades quilombolas do estado e propor uma agenda para implementação das diretrizes curriculares da Educação Escolar Quilombola aprovadas pelo Ministério da Educação. Neste encontro, a apresentação de uma agenda de propostas resultou na deliberação de constituir um Grupo de Trabalho, no âmbito da Secretaria de Educação, formado por representantes das comunidades quilombolas, da Secretaria de Estado da Educação e especialistas da Universidade do Estado de Minas Gerais e da Universidade Federal de Minas Gerais ( veja matéria no portal da SEE).
De acordo com o Vice-Reitor da UEMG, Professor José Eustáquio de Brito, trata-se de uma iniciativa que apresenta uma pauta de alcance social indiscutível na estratégia do Governo de Minas de constituição dos “Territórios de Desenvolvimento”. “Em todos os territórios mapeados, temos a presença de comunidades remanescentes de quilombos. A invisibilidade histórica dessas comunidades no desenho de estratégias regionais de desenvolvimento precisa ser transformada, pois não se pode fazer referência ao desenvolvimento sem considerar fatores históricos e culturais presentes nos territórios”. A partir dessa deliberação, o Vice-Reitor realiza um levantamento das atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas pela universidade em todas as suas Unidades para subsidiar as ações do Grupo de Trabalho constituído.
REITORIA
|