Projeto da Escola de Design/UEMG em Matozinhos rende publicação sobre Food Design
27/11/2014
Fotos: divulgação
|
Se sua boca se encheu d´água com a iguaria acima e você quer saber o que é, trata-se da Broa Mocambeiro, uma das receitas típicas do município de Matozinhos e que passou por uma abordagem de Food Design, introduzida pelo Centro de Estudos em Design e Tecnologia da Escola de Design da UEMG, em parceria com a prefeitura municipal local, e que gerou a publicação Sabores das Geraes: uma proposta em Food Design.
O livro aborda o desenvolvimento de propostas que incentivam o resgate histórico-cultural das tradições locais, valorizando a culinária, saberes e sabores da região. Algumas receitas de bolos foram elaboradas com a introdução de novos ingredientes, técnicas de preparação e nomes dos patrimônios históricos e culturais da região. Destacam-se os resultados em: aproveitamento de ingredientes e frutos da região, tornando-os economicamente sustentáveis; simplificação na preparação das receitas, para maior praticidade; e popularização dos nomes dos patrimônios culturais materiais da região - apoio ao turismo local. |
|
Algumas receitas de bolos e broas foram nomeadas em homenagem a valores patrimoniais locais como: Broa Mocambeiro (imagem que abre a notícia) Bolo Jubileu de Matozinhos e Broa Sumidouro (ao lado), Bolo Jaguara e Bolo Garapa das Grutas. Estes produtos foram destaques na degustação do lançamento do livro, que ocorreu em 17 de novembro, que contou também com biscoitos, quitutes, cafezinho e demais delícias da cultura mineira.
Este trabalho é parte dos resultados do projeto “Comunidades Criativas das Geraes: Uma abordagem de Food Design”, com recursos do edital da Fapemig - Apoio a Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa: N°. 07/2012, coordenado pela professora Rita de Castro Engler e Nadja Maria Mourão. O material gráfico da publicação foi organizado pela designer Daniela Meneses Martins.
|
Entre os convidados, estiveram presentes: o Prefeito de Matozinhos, Antonio Divino de Souza; a Subsecretária de Cultura de Matozinhos, Adma Aparecida da Silva; as organizadoras Rita de Castro Engler, Nadja Mourão e Daniela Menezes; o historiador e folclorista Cristiano Gomes; a professora e artista plástica Ângela Mara Magalhães; a equipe do CEDTec; convidados da Escola de Design; participantes do projeto e comunidade de Matozinhos.
O livreto é uma publicação gratuita e em breve estará disponibilizado na internet. Outras informações podem ser acessadas em uma das redes sociais do Centro. |
ESCOLA DE DESIGN
|