UEMG reafirma interesse em Programa com a França
20/11/2014
Em evento de lançamento do Programa de Embaixadores Universitários da França, o Reitor da UEMG, Prof. Dijon Moraes Júnior (à esquerda na foto, ao lado de Denis Pietton, embaixador da França no Brasil) reforçou o grande interesse da UEMG em ampliar o número de participantes e fortalecer sua participação na Rede UNIMINAS.
Como a área de engenharia é uma das mais procuradas pelos alunos e professores, “optamos por inserir a UEMG Unidade João Monlevade como um dos principais canais de aproximação com o programa, em função da sua vocação para os cursos de engenharia”, explicou.
O reitor afirmou, entretanto, que a expectativa é a ampliação dessa demanda, devido à absorção pela UEMG, das fundações associadas, que também possuem cursos passíveis de seleção, principalmente aqueles voltados para o setor agrícola.
O caminho para essa ampliação, de acordo com Moraes Jr., será a aproximação entre as ações do programa federal Ciência sem Fronteiras e as Universidades, para que se obtenha um melhor aproveitamento das oportunidades em instituições de ensino superior estrangeiras.
O lançamento do programa, feito pelo Embaixador da França no Brasil, Denis Pietton contou com a presença dos reitores, pró-reitores, diretores e assessores de relações internacionais que compõem a Rede UNIMINAS – consórcio o qual a UEMG integra juntamente com outras 10 universidades federais, mais a Unimontes, Cefet e Puc Minas – com o Campus France, agência oficial de informação e orientação sobre estudos na França, além de representantes de empresas do setor privado.
Em seu pronunciamento, Pietton destacou a existência de grandes oportunidades para Brasil e França construírem juntos um programa histórico.
Ainda sobre o lançamento do Programa Embaixadores Universitários, o cônsul honorário da França em Belo Horizonte, Manoel Bernardes, aprovou o evento por promover a “aproximação e o diálogo para avaliação das expectativas e uma construção de relações sólidas e de longo prazo”.
O Programa foi desenvolvido pela Embaixada e Consulado da França - SCAC (Serviço de Cooperação e de Ação Cultural) junto com a Rede UNIMINAS e com o Campus France.
Apresentação do cenário
A diretora de relações internacionais e interinstitucionais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Raquel Santini, fez uma retrospectiva dos convênios já em andamento e ainda apresentou as perspectivas de parcerias entre universidades mineiras e francesas. Segundo os dados apresentados, Minas Gerais é o segundo estado brasileiro em número de estudantes enviados à França, e os convênios mais procurados são aqueles que envolvem as áreas de Agronomia, Veterinária, Zootecnia e Engenharia.
Identidade Própria
Neste encontro ainda foi lançada a logomarca oficial do Programa dos Embaixadores Universitários da França, criada pelos alunos/estagiários do Laboratório de Design Gráfico da UEMG Escola de Design. A coordenação foi feita pela professora Mariana Misk.
“O evento mostra os resultados dos trabalhos realizados pelas universidades que formam a Rede UNIMINAS e traduz o grande interesse em ampliar o número de ações de mobilidade, pesquisa e intercâmbio, neste caso, com a França”, conclui Danielly Tolentino, Assessora de Relações Internacionais da UEMG.
REITORIA
|