Reitores brasileiros visitam universidades francesas
29/05/2014
No segundo dia de atividades, a Comitiva da Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM que visita a França conheceu o Campus France. Béatrice Khaiat, Diretora Geral Adjunta, mostrou os números já obtidos pelo Campus France desde que foi criado em 2010, e em todos os intercâmbios já realizados em mobilidade internacional. Khaiat destacou que a França está como segunda opção para os estudantes brasileiros, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. As áreas do conhecimento mais procuradas são ciências humanas, engenharias, ciências da terra e matemática.
A Diretora anunciou um encontro internacional sobre mobilidade a ser realizado em São Paulo no mês de novembro deste ano. Ela também mostrou a facilidade que alunos interessados em mobilidade têm na busca de informações sobre as instituições francesas com o uso do motor de buscas do Campus France no site www.campusfrance.org.
Os visitantes tomaram conhecimento do Projeto Alisios de cooperação entre Brasil e União Européia, atualmente coordenado pela Universidade de Coimbra, de Portugal. Na seqüencia, o Professor Carlos Calado, Presidente da ABRUEM, apresentou o sistema de ensino superior formado pelas universidades associadas, as necessidades de formação básica e a importância da mobilidade internacional para a melhoria da qualidade dessa formação, quando realizada por mais de um país, aproveitando as experiências já desenvolvidas.
O professor Eduardo Santa Cecília, chefe de gabinete da Reitoria, representao reitor da UEMG nesta comitiva da ABRUEM à França, que foi recebida pelo presidente frances François Hollande.
Campus France é uma agência pública ligada aos ministérios franceses para fomentar parcerias entre instituições de ensino superior e pesquisa. O Campus France está participando ativamente do Programa Ciência Sem Fronteiras. Presente em mais de 80 países, foi implantado no Brasil em 1 998 com o objetivo de promover o ensino superior francês e orientar os estudantes brasileiros em relação às possibilidades de estudos no país europeu. O Campus France Brasil está vinculado ao Serviço de Cooperação e de Ação Cultural da Embaixada da França. No site do Campus France,há informações e orientações sobre estudos superiores na França (informações gerais, divulgação de notícias, prazos de inscrição, pré-requisitos, procedimento, bolsas,custo de vida, etc.)
Neste site, o Campus France oferece várias ferramentas de pesquisa para a procura de um curso superior na França. Entre elas, um Catálogo de Formações completo e atualizado que permite uma busca por nível, área de estu dos e por região geográfica. Além disso, este catálogo mostra as opções de MBAs, cursos ministrados em inglês, formações à distância e programas de curta duração.
REITORIA
|