Reitor Dijon Moraes Jr. com o prefeito de Ubá, Vadinho Baião e a pró-reitora de Ensino, Renata Vasconcelos
A Universidade do Estado de Minas Gerais inaugurou, na última sexta-feira, o Centro de Pesquisa da unidade de Ubá. Voltado para os cursos de Química e Biologia, o Centro de pesquisa funciona no terreno destinado ao Campus, concebido através de projeto da FAPEMIG de título Consolidação de Estrutura para Estudos da Natureza e Tecnologias Ambientais. Estiveram presentes no evento o Reitor da UEMG, Dijon Moraes Júnior; o Diretor da UEMG em Ubá, Kenedy Freitas, e a Pró-Reitora de Ensino, Renata Vasconcelos; o prefeito de Ubá, Vadinho Baião; a secretária Municipal de Educação, Maria do Carmo Mello.
Já estão funcionando a Estação Metereológica e o viveiro para cultivo de mudas e os materiais necessários para a realização de estudos de biodiversidade e manejo, em especial para pesquisas com anuros, abelhas e flora da mata atlântica.
O reitor da UEMG destacou o desempenho da Unidade de Ubá: “Com apenas oito anos de criação, a unidade já se projetou como uma das mais bem qualificadas da UEMG e, por conseqüência, de Minas Gerais e do Brasil. As notas que a unidade obteve faz com que ela apresente um índice de 90% de aproveitamento, o que mostra o ensino de qualidade que possui, através de seus professores e gestores, e o que fará com que ela cresça cada vez mais”. O reitor afirmou ainda que a conclusão das instalações o Centro vai permitir a ampliação das pesquisas em recursos naturais, o número de publicações em seus diversos níveis e a realização de cursos de capacitação e treinamento de técnicos, programas de pós-graduação, bem como a prestação de serviços em análises de qualidade de água e resíduos.
Para o prefeito Vadinho Baião “a relação entre a Prefeitura de Ubá e a UEMG é a melhor possível, o que transformou em mais oportunidade para os jovens estudarem numa escola pública de qualidade. Estamos planejando investimentos para este terreno na Ligação que vai impactar muito na melhoria da qualidade da educação. Implantando aqui o “Brasil Profissionalizado” serão 1.200 vagas para os alunos fazerem ensino médio e saírem com diploma de curso técnico. Construindo o novo campus da UEMG vamos abrir novos cursos, novas vagas e consequentemente a juventude de Ubá e região terá mais um canal para buscar a educação superior pública e de qualidade para aqueles que não têm condições de pagar uma mensalidade”.
O prefeito aproveitou ainda para agradecer o convite feito por alunos para que seja o paraninfo da turma que forma em breve. Bastante emocionado, ainda conversou com alunos e se comprometeu a ajudar a recuperar a área de lazer do Centro de Pesquisa, com sauna e piscina, num futuro convênio, que poderá ser desfrutado por alunos e servidores da Prefeitura.