![](http://intranet.uemg.br/comunicacao/imagem/DSC09692.JPG)
Ouça aqui o encontro com Affonso Romano de Sant´Anna, transmitido e gravado pela Rádio Paraíba 29, da Faculdade de Educação da UEMG
O encontro do autor Affonso Romano de Sant´Anna, escritor do livro Sísifo Desce a Montanha, obra indicada ao Vestibular UEMG 2014, repercutiu positivamente entre os presentes à Academia Mineira de Letras, na noite de ontem.
Com previsão de lotação para 150 pessoas e uma fila que dobrava o quarteirão da Rua da Bahia, a coordenação do evento permitiu que os demais interessados pudessem acompanhar nos corredores e galeria a fala do escritor sobre sua obra, seu fazer artístico e sua forma de enxergar os fatos e a vida.
Satisfeito com tamanha adesão, especialmente pela maioria de jovens na Casa dos Imortais mineiros, o presidente da Academia Mineira de Letras, Olavo Romano, sugeriu a realização da mais eventos em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais, fato com o qual concordaram o reitor da UEMG, Dijon Moraes Jr, e a pró-reitoria de Ensino, Renata Vasconcelos.
Affonso Romano de Sant´Anna respondeu, durante mais de duas horas, as perguntas dos espectadores, bem como foi orientado a comentar temas de interesse do vestibular relacionados à sua obra indicada, mediadas pela coordenação do evento, realizada pela Comissão Permanente de Processo Seletivo da UEMG e transmitida ao vivo pela Rádio Paraíba 29, da Faculdade de Educação da UEMG.
A plateia predominante de vestibulandos aprovou o encontro. "Acho essa iniciativa muito válida. Não é apenas ler o escrito e se defrontar com a prova, mas ter a oportunidade de interagir com o autor. Após essa conversa, o entendimento que se teve ao ler o livro, pode ser certificado ou modificado", afirma Simone, candidata ao vestibular da UEMG para o curso de Pedagogia.
Mas nem só de vestibulandos foi formada a plateia do encontro: professores de cursos preparatórios a provas de concurso também marcaram presença. "Trabalhamos em sala de aula com as interpretações e os movimentos de vanguarda aos quais a obra pode ser inserida. Este livro, por exemplo, é modernista e meu interesse é aprofundar o entendimento sobre a obra e repassá-lo a meus alunos que não puderam comparecer", explica Deisy Aparecida Mota, que leciona Literatura Brasileira e Língua Portuguesa.
Entretanto, para quem veio com aspirações de deixar o local apenas com um manual de decodificações de analogias e metáforas sobre o eu-lírico de
Sísifo desce a Montanha, saiu muito bem alertado pelo autor: "Literatura que se explica é literatura ruim". Portanto, nesse sentido, de Santana é, por fim, uma literatura que constrói, fingindo desconstruir.