UEMG avança na reformulação de Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação
18/11/2013
Desde 2012, estão em funcionamento na UEMG as Comissões de Reformulação Curricular dos 32 cursos da Universidade. Tais comissões tinham muitos desafios a enfrentar, em vista da necessidade de atualização curricular dos Projetos Político-Pedagógicos dos cursos de graduação.
Flexibilização curricular, percursos formativos diversos e matrícula por disciplina foram alguns dos temas enfrentados pelas comissões, compostas por professores, estudantes e funcionários das diversas unidades acadêmicas da UEMG. Em reunião com todos os Coordenadores de Curso, em 2012, ficou acertada a composição das comissões curriculares.
Desde então, diversas reuniões foram realizadas entre as comissões e a Pró-Reitoria, no intuito de serem discutidas as questões que cada grupo enfrentava.
Muitas comissões se reuniram semanalmente, a fim de criar uma proposta pedagógica que representasse avanços em relação aquela que estava em funcionamento no curso.
Já estão organizados por disciplina os três cursos da Escola de Música, desde 2012, e, em 2013, os quatro cursos de Engenharia. Até setembro deste ano, a PROEN recebeu 14 projetos político-pedagógicos de cursos de graduação, já organizados em matrícula por disciplinas e com flexibilização curricular. A partir de agora, as disciplinas se organizam entre as que são obrigatórias, optativas e eletivas, sob forma de créditos. Para que o estudante conclua o curso, deve estar atento aos créditos que o compõem.
"A matrícula por disciplina apresenta ao estudante da UEMG a possibilidade de escolher caminhos para sua formação a partir do quadro de disciplina ofertadas pelo seu curso", afirma a Prof.ª Renata Nunes Vasconcelos, Pró-Reitora de Ensino. “Agora o estudante pode escolher disciplinas optativas dentro de um
quadro de ofertas disponibilizado por sua unidade e por outros cursos da Universidade. Essas disciplinas se organizam a partir do saber dos professores acumulados no trabalho com a pesquisa e a extensão.” Nesse sentido, a matrícula por disciplina é uma grande inovação pedagógica para a UEMG.
A proposta da Pró-Reitoria é que todos os cursos da UEMG passem por reformulação curricular e pela implantação de matrícula por disciplina.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PROEN
|