Escolas municipais recebem extensionistas do curso de Educação em Direitos Humanos
31/10/2013
O Núcleo de Estudo e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação – COED – iniciou suas atividades na FaE/CBH/UEMG no ano de 2007. Desde então vem desenvolvendo investigações sobre o conhecimento numa perspectiva abrangente, dialogal e contemporânea. O COED/FaE/CBH/UEMG desenvolve propostas de interlocuções referentes a concepções sobre o conhecimento como instância cultural e investiga tais relações com a prática educacional.
Em agosto de 2013, o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Conhecimento e Educação da Faculdade de Educação/Campus Belo Horizonte/UEMG em parceria com o Escritório de Direitos Humanos e a Diretoria de Interiorização Promoção e Educação em Direitos Humanos da SEDESE/MG, iniciou a realização do Curso de Extensão de Educação em Direitos Humanos. Este curso tem como objetivo um diálogo entre a as áreas do saber da Pedagogia e do Direito para criação de práticas pedagógicas que visem o emponderamento de educandos e educadores como sujeitos de direitos aptos ao exercício pleno da cidadania, através da capacitação de educadores para a elaboração de práticas pedagógicas em direitos humanos que serão centralizadas em escolas. O Curso de Extensão de Educação em Direitos Humanos, busca desenvolver ações que promovam processos de ensino e aprendizagem com intervenções sociais diretas e que tenham como essência e fundamento a Educação em e para os direitos humanos. Além disso, busca-se a implementação de uma cultura da paz, solidariedade e de respeito à dignidade humana; cultura esta que permita aos atores sociais adotarem atitudes transformadoras, para promoção e garantia dos direitos humanos.
Os participantes do Curso de extensão constituem-se em 35 (trinta e cinco) estudantes e profissionais que já estudam ou trabalham com a temática dos direitos humanos, das diversas áreas do saber, tais como pedagogia, direito, psicologia, jornalismo e serviço social.
Em setembro deste ano foi publicada nos sites da UEMG e SEDESE/MG, chamada pública às instituições de ensino que desejam receber ações e intervenções educacionais, através do Curso de Extensão de Educação em Direitos Humanos. Essa seleção contou com a contribuição dos extensionistas, os quais avaliaram as propostas e selecionaram duas instituições: a Escola Municipal Florestan Fernandes localizada no bairro Solimões em Belo Horizonte e a Escola Municipal Professora Ana Guedes Vieira, localizada no bairro Nova Contagem, no município de Contagem. Os representantes destas instituições serão entrevistados na próxima sexta feira, dia 01 de novembro pelos extensionistas, os quais também realizarão visita às escolas no dia 08 de novembro.
As ações pedagógicas a qual se destina este projeto referem-se à execução de práticas pedagógicas em direitos humanos que são elaboradas pelos extensionistas, orientados por seus docentes, em parceria com a equipe da escola escolhida. Esta intervenção dar-se-á de acordo com a demanda e a realidade apresentada pela escola e ocorrerá no dia 06 de dezembro de 2013.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
|