UEMG assina Acordo de Mobilidade Estudantil da ABRUEM
29/10/2013
A UEMG assinou um Acordo de Cooperação Especifico para a Mobilidade de Estudantes de Graduação entre as associadas da ABRUEM, cujo objetivo é estabelecer as bases nas quais as instituições aderentes (ao todo vinte e duas universidades) irão operar, tendo como finalidade promover a mobilidade de graduação no país através das universidades filiadas à Associação Brasileira de Reitores de Universidades Estaduais e Municipais.
O reitor da UEMG foi um dos proponentes do acordo em reuniões administrativas e fóruns da entidade. “Os nossos alunos poderão fazer uma ou mais disciplinas em outras instituições e regiões do Brasil, enriquecendo, por consequência, os seus currículos e suas experiências de vida. Um aluno da UEMG, por exemplo, poderá fazer disciplinas na UNESP, UERJ, UNICAMP, UNEB e UNOESC (dentre várias outras) e a UEMG poderá receber estudantes de outras universidades que compõem o programa.
A assinatura foi realizada pelo reitor da UEMG, Dijon Moraes Júnior, que esteve presente entre os dias 23 e 26 de outubro no 53° Fórum Nacional de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais brasileiras, ocorrido em Foz do Iguaçu. Assinaram ainda como testemunhas as pró-reitoras Renata Vasconcelos e Vânia Costa. Os próximos passos para a efetivação do Acordo de Mobilidade Estudantil na UEMG, ficará a cargo da Pro-reitoria de Ensino, que estudará as melhores formas para efetivar a ação a partir de 2014.
O reitor da UEMG propôs, em reunião plenária, que o acordo fosse em seguida estendido também à mobilidade de professores que poderiam fazer estágios, pesquisas e através de prévia licença sabática, ter um período de trabalho nas universidades afiliadas, a proposta recebeu a aprovação por unanimidade e serão iniciados os estudos em busca da sua efetivação pela ABRUEM.
REITORIA
|