Servidores da UEMG agraciados com a Medalha Santos Dumont
23/10/2013
Foi publicado na edição desta quarta-feira do jornal “Minas Gerais”, órgão oficial do Estado, a relação dos agraciados com a Medalha Santos Dumont. Tendo em vista a proposta apresentada em reunião do Conselho Permanente da Medalha, a governador Antônio Anastasia concedeu a personalidades. Concedida pelo Governo de Minas, a Medalha Santos Dumont é uma homenagem a pessoas e entidades que tenham contribuído para o desenvolvimento e o progresso de Minas e do país. A comenda foi criada em 1956, para comemorar o primeiro voo com uma aeronave mais pesada do que o ar, em 23 de outubro de 1906, pelo brasileiro Alberto Santos Dumont.
Entre os agraciados estão três servidores da Universidade do Estado de Minas Gerais. Recebem a Medalha Santos Dumont o diretor da Unidade de Frutal, professor Ronaldo Wilson Santos, servidor Vanderson Ubirajara Cândido, Especialista em Gestão Pública e a servidora Maria Regina da Silva Barroso, especialista em Gestão de Pessoas.
Solenidade de entrega acontece nesta sexta-feira, na Fazenda Cabangu, onde nasceu Santos Dumont. A cerca de 220 quilômetros de Belo Horizonte, no município de Santos Dumont, na Zona da Mata, fica a Fazenda Cabangu, local onde nasceu o inventor mineiro que empresta o nome ao município. Desde 1973, ano do centenário de nascimento de Santos Dumont, a fazenda abriga o museu que guarda precioso acervo do aviador.
Sexto filho do casal Henrique e Francisca, Dumont nasceu na fazenda em 1873 e viveu lá até os dois anos, quando foi morar no Rio de Janeiro e depois na França. Depois de ganhar notoriedade na Europa com seus inventos, o patrono da aviação brasileira decidiu retornar à terra natal e, de presente, ganhou o imóvel onde nasceu do Governo de Minas.
REITORIA
|