Reitor da UEMG participa do Fórum da Unimontes
25/09/2013
O reitor da UEMG, professor Dijon Moraes Junior, participa, nesta quinta-feira, de uma mesa redonda dentro do VII Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. Com o tema “Minas Gerais – Melhor Estado para se viver: cenários e desafios das Universidades Estaduais” estarão participando ainda o secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues e o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.
O evento será aberto nesta quarta-feira pelo secretário Narcio Rodrigues, O Fórum reúne atividades das diversas áreas com a proposta de discutir os cenários e desafios da Unimontes. A comunidade acadêmica se reúne no campus-sede em Montes Claros para assistir a palestras, mesas-redondas, oficinas, apresentação de trabalhos científicos (na forma de pôsteres) e feira de extensão.
O VII Fepeg se estende até 28 de setembro com a participação de autoridades, pesquisadores e convidados. A solenidade de abertura será presidida pelo reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, e pela vice-reitora, Maria Ivete Soares de Almeida. A palestra inaugural será proferida pelo professor Marcos Formiga, que abordará o tema "Tríplice Hélice: uma discussão sobre o Estado, a Universidade e a Empresa". O palestrante é assessor especial da Confederação Nacional da Indústria e vice-presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).
A Universidade
A Unimontes está presente em 40% da área geográfica de Minas Gerais. Além do campus-sede, a universidade possui campi em outros 11 municípios mineiros. A população atendida supera os dois milhões de habitantes. São oferecidos mais de 100 cursos superiores entre graduação, tecnológicos e de pós-graduação, com aproximadamente 12 mil alunos matriculados. Mais de 50 mil profissionais já foram formados nas diversas áreas do conhecimento.
Em 2013, a instituição alcançou o total de 500 projetos de pesquisa em andamento, um crescimento de 100% em relação aos 250 projetos que eram desenvolvidos em 2010. A Unimontes conta com 45 grupos e 160 linhas de pesquisa, a maior parte delas vinculada à pós-graduação Stricto sensu (mestrado e doutorado institucionais). São 10 mestrados e dois doutorados.
REITORIA
|