Criada comissão na ALMG para acompanhar absorção de fundações associadas à UEMG
25/09/2013
Do site da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Em reunião nesta terça-feira (25/9/13), no Auditório, foi constituída a comissão interinstitucional para acompanhar o processo de absorção pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) de sete fundações de ensino. Fazem parte da comissão a deputada Maria Tereza Lara (PT) e o deputado Luiz Henrique (PSDB), representando a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), representantes das sete instituições que serão incorporadas, do Sindicato dos Professores da Uemg (Sinduemg), do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro) e da União Estadual dos Estudantes (UEE). Como representantes da UEMG foram empossados os professores Eduardo Santa Cecília, chefe de Gabinete e o Giovânio Aguiar, pró-reitor de Planejamento e Gestão.
Serão absorvidas pela Uemg seis instituições associadas a ela: Fundação Educacional de Carangola (Zona da Mata); Fundação Educacional do Vale do Jequitinhonha, de Diamantina (região Central); Fundação de Ensino Superior de Passos (Sul); Fundação Educacional de Ituiutaba (Alto Paranaíba); Fundação Cultural Campanha da Princesa, de Campanha (Mata); e Fundação Educacional de Divinópolis (Centro-oeste). Também serão incorporados pela Uemg os cursos superiores oferecidos pela Fundação Helena Antipoff, de Ibirité (Central).
O processo de incorporação foi definido pela Lei 20.807, de 2013, sancionada em 27 de julho. Com a absorção das instituições, a Uemg passará a ser a terceira maior universidade do Estado, com a oferta de 112 cursos e atendimento a 15 mil alunos.
A reunião foi presidida pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, e contou com a presença do reitor da UEMG, professor Dijon Moraes Junior e de todos os integrantes da comissão. Também participaram os deputados Romel Anízio (PP) e o representante do Ministério Público, Geraldo Flávio Vasques.
REITORIA
|