UEMG anuncia inicio de acesso à Rede COMEP para as Unidades de Belo Horizonte
05/09/2013
A Rede COMEP (Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa) é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que prevê a criação de uma nova e robusta infraestrutura nacional óptica de alta capacidade para comunicação, computação e conhecimento, operando em patamar de velocidade de múltiplos gigabits e integrando ações de computação de alto desempenho e bibliotecas digitais. Em Minas Gerais o MCT em parceria com o Governo de Minas através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SECTES e apoio da Fapemig propiciaram a instituição da referida rede que teve adesão imediata da UEMG.
O anúncio da liberação da Rede COMEP para a UEMG foi realizado pelo reitor Dijon Moraes Júnior na tarde do dia 4 de setembro, em encontro com os diretores de unidades acadêmicas que integram o Campus de Belo Horizonte: Escola de Design, Escola Guignard, Faculdade de Educação, Faculdade de Políticas Públicas e Escola de Música, unidade que sediou a reunião.
Transmissão de imagens em alta resolução, computação em grade, operação remota de sistemas, videoconferência, telefonia IP, acesso a bibliotecas digitais, bases de conhecimento compartilhadas em rede, que poderá alcançar até 10 GB/s, são alguns exemplos de usos que serão possibilitados pela adesão da UEMG à Rede COMEP.
Com o projeto da Rede COMEP espera-se ofertar à comunidade acadêmica o compartilhamento de informações através de rede acadêmica de pesquisa, a melhoria da infraestrutura de rede de computadores e o fornecimento para a comunidade acadêmica do serviço de Internet em alta velocidade. O projeto propiciará também o investimento em novos serviços como o acesso a Internet por uma rede sem fio para alunos e professores e o uso de teleconferência para reuniões.
Conforme o cronograma da área de Tecnologia da UEMG, a implantação será realizada de forma gradual e até o final de 2013. A conexão estará disponível consecutivamente nas unidades Escola de Design, Escola de Música, Faculdade de Políticas Publicas (FAPP), Faculdade de Educação (FAE) e Escola Guignard. A ordem das instalações foi definida conforme a localização de proximidade da Central da Rede, que se localiza no Campus da UFMG.
Em Belo Horizonte, além da própria UEMG, estarão interligadas pela Rede outras 13 instituições (Cefet, Cetec, Fapemig, Fiocruz, FJP, Funarte, IFMG, IGA, Prodemge, POP-MG RNP, PUC Minas, Sectes, e UFMG), totalizando 23 endereços atendidos por 185 quilômetros de cabo, com a velocidade máxima de 10 gigabytes.
O Governo de Minas já investiu cerca de R$ 1,3 milhão, enquanto o governo federal destinou aproximadamente R$ 2,2 milhões para implantar o projeto Rede COMEP no Estado. A partir de um ano de implantação da Rede, a gestão da operação, seu custeio e sustentabilidade serão mantidos pelas instituições conveniadas.
“Com o inicio de operação da Rede COMEP na UEMG, atendemos uma antiga demanda das nossas unidades, que passarão a ter maior rapidez no acesso e maior qualidade na resolução das imagens, melhorando assim o resultado final de nossas produções, além de integrar a UEMG a vários parceiros no âmbito acadêmico e da pesquisa”, atesta o reitor, agradecendo o empenho da equipe da informática da Uemg na reitoria e das unidades da capital que se dedicaram ao projeto.
Na oportunidade do encontro na ESMU (onde se encontravam todos os diretores das unidades de Belo Horizonte para mais uma rodada da Gestão Itinerante na Capital, organizada pelo Diretor do Campus Roberto Werneck), o reitor deu posse à professora Carmen Lúcia de Freitas como Diretora da Faculdade de Politicas Públicas “Tancredo Neves” – FAPP e ao Vice-Diretor pró-tempore Helder da Rocha Coelho na Escola de Música.
REITORIA
|