Reitores pedem apoio aos presidentes do Senado e da Câmara para Universidades filiadas à ABRUEM
08/08/2013
Os presidentes do Senado Renan Calheiros e da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves, receberam em Brasília para audiência nessa quarta-feira, dia 7 de agosto, 30 reitores de universidades estaduais e municipais, entre eles, o professor Dijon Moraes Júnior, reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais, que esteve acompanhado do Chefe de Gabinete, professor Eduardo Santa Cecília e do professor Itiro Iita.
Durante as duas audiências ocorridas na manhã de quarta no Senado e à tarde na Câmara Federal, os reitores reivindicaram ao presidente do Senado Renan Calheiros e da Câmara Federal Henrique Alves a aprovação de uma emenda do deputado Alex Canziani (PTB-PR), apresentada à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014, que reduz para, no máximo, 1% a contrapartida das universidades estaduais na execução de emendas parlamentares, convênios e editais federais. Os reitores argumentaram que não conseguem cumprir a contrapartida atual que varia de 10 a 25% do valor de uma emenda parlamentar, convênios ou editais federais. Tanto o Senador Renan Calheiros quanto o Deputado Henrique Alves reconheceram as dificuldades das universidades e o papel social que elas exercem na educação dos jovens do interior de todo o Brasil.
Outro item da pauta dos reitores com os representantes máximos do Senado e da Câmara Federal foi a proposta que prevê o repasse anual de dois mil reais por aluno para todas as universidades públicas estaduais e municipais. Se a proposta for incluída no Orçamento Geral da União - OGU de 2014, a UEMG, por exemplo, com base nas matrículas atuais, receberia no próximo ano cerca de R$ 12 milhões para custeio e apoio das atividades acadêmicas aos seus estudantes. As duas propostas, para que sejam executadas pelo governo federal, dependem de aprovação na comissão mista de orçamento e no plenário do Congresso Nacional.
Para o reitor Dijon Moraes Júnior, “esta é uma demanda justa das universidades estaduais que cumprem um relevante papel social no âmbito do ensino no Brasil e, principalmente através da interiorização do ensino publico em áreas do nosso país carentes de formação superior. As Universidades Estaduais, com seus setecentos mil estudantes matriculados, detém 47% das vagas do ensino superior no Brasil e isso, deve ser reconhecido pela esfera federal que propõe ampliar a participação de jovens nas universidades brasileiras”, conclui o reitor.
REITORIA
|