UEMG presente em workshop para discutir Capacitação no Setor Aeroespacial
03/07/2013
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sede), por meio da Subsecretaria de Investimentos Estratégicos, realizou, nesta terça-feira (2), na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, um workshop para discutir a Capacitação e Educação nos Setores Aeronáuticos e de Aviação. O setor está inserido na chamada Nova Economia, que vem sendo considerada uma prioridade do Governo de Minas na atração de novos conhecimentos que concentrem tecnologia e inovação.
De acordo com o subsecretário de Investimentos Estratégicos da Sede, Luiz Antônio Athayde, a realização do workshop “é um passo para tornar Belo Horizonte e o Estado de Minas Gerais um polo de referência na capacitação do Setor Aeroespacial”. Segundo ele, a vocação de Minas para abrigar alguns empreendimentos voltados para a educação e o treinamento de profissionais pode ser observada a partir da instalação do Centro de Tecnologia e Capacitação Aeroespacial (CTCA), em Lagoa Santa, e da primeira Escola Estadual voltada para a formação de técnicos de manutenção de aeronaves e aviônicos em nível médio.
O esforço para intensificar a formação de mão de obra qualificada é fundamental em função do crescimento cada vez maior do setor, não apenas no Brasil como também em todo o mundo. Um dos representantes da Embry Riddle, Bill Hampton, apresentou o panorama do setor, em nível mundial, no período concentrado entre 2010 e 2030. Frente a um crescimento médio anual do Produto Interno Bruto (PIB) mundial de 3,3%, ao ano (a.a.), no período de 2010 a 2030, as perspectivas são de que o número de voos cresça 3,6% a.a., o número de passageiros 4,25% a.a., e o volume de carga de 5,6% a.a. no mesmo período, em todo o mundo. “Este crescimento aponta para a necessidade cada vez maior de qualificarmos pessoal para suprir a demanda”, afirmou.
Minas Gerais já conta com núcleos de grandes empresas do setor como Azul Linhas Aéreas, Gol Linhas Aéreas, Helibrás etc. No ano passado, a Embraer instalou o Centro de Engenharia e Tecnologia em Minas Gerais, destinado ao desenvolvimento de projetos de aeronaves. Inicialmente instalado na Fundação Centro Tecnológico (Cetec-Senai) em Belo Horizonte, o escritório deverá ser transferido futuramente para o complexo do Centro de Tecnologia e Capacitação Aeroespacial (CTCA).
A iniciativa de promoção do seminário é parte do acordo firmado entre os governos federal e dos Estados Unidos no ano passado, denominado “Parceria em Aviação”, com apoio do da Federal Aviation Administration (FAA), a agência norte-americana de regulação do sistema de aviação. A FAA tem entre seus objetivos o de auxiliar na capacitação de profissionais para o Setor Aéreo, com a ampliação dos cursos de graduação e especialização. Segundo subsecretário Athayde, a oferta desses cursos iria abrange desde as áreas de engenharia, operação e manutenção até a prestação de serviços.
Para o representante da FAA no Brasil, Michael Brown, o acordo é importante para ampliar o relacionamento entre os dois países e promover o intercâmbio entre as empresas americanas e brasileiras.
Durante o evento, as empresas e instituições de ensino presentes apresentaram as experiências em qualificação profissional nos mais diversos níveis.
O workshop contou com a presença de representantes da Agência Nacional de Aviação (Anac), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (Ciaar), Federal Avation Administration (FAA), Governadoria do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Secretaria de Estado de Educação (SEE), Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi), Escritório de Prioridades, as empresas aéreas Azul, Gol, Tam, Líder, Embraer, Boeing e as instituições de Ensino Serviço de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (Senai-MG), Serviço de Aprendizagem do Transporte (Senat), Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (Pama-LS), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), representada pela Vice-Reitora Santuza Abras e pelo Diretor da FaEnge Prof. Gláucio Lima Linhares, IAS, UNA, Polimig e Fumec.
A Embry Riddle é uma renomada universidade do Setor Aeronáutico, referência mundial em inovação e excelência para a indústria e excelência para a indústria aeroespacial e pesquisa aplicada. Desde sua fundação, em 1925, a Universidade tem alcançado um alto grau de conquistas em todos os segmentos da aviação e em pesquisas do setor.
A grade curricular da Embry Riddle abrange engenharia, pesquisa, produção, operações, marketing e gerenciamento de aeronaves e de todos os sistemas de suporte. A universidade está envolvida em consultoria e pesquisa voltadas para as necessidades específicas das indústrias de aviação e aeroespacial, bem como em indústrias correlatas. Atualmente a Embry Riddle conta com cerca de 33 mil estudantes matriculados em 150 unidades localizadas na América do Norte, Europa, Ásia, Oriente Médio, além de cursos on line.
REITORIA
|