IV Bienal Brasileira de Design ganha prêmio no Festival de Cannes
20/06/2013
O sucesso perdura e é valorizado internacionalmente. A IV Bienal Brasileira de Design 2012 (IVBBD), realizado pelo Governo de Minas Gerais, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), com a coordenação técnica da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), por meio do Centro Minas Design (CMD), que ocorreu em Belo Horizonte em diversos pontos da cidade, com a temática “Diversidade Brasileira”, foi premiada neste mês com o Leão de Prata na categoria projeto gráfico na famosa premiação em Cannes. Além disso, o mesmo projeto recebeu também o Red Dot Design Award, notável concurso alemão.
Elaborado pelo escritório mineiro, Greco Design, a criação da identidade da IVBBD teve como ponto de partida questões relacionadas ao tema, como diversidade dos recursos naturais, pluralidade, multiplicidade, produção industrial/artesanal, diferentes ângulos, visão ou abordagem.
De acordo com o fundador e diretor de criação do escritório, Gustavo Greco, a marca tinha que ser tão flexível quanto as infinitas possibilidades de manifestações do homem no registro de seu tempo por meio do design. “O resultado foi a criação de uma identidade variável, na qual duas letras “D” (uma representando o design e a outra, a diversidade) de tipos distintos se alternam, formando sempre um “B” (de Bienal). Assim, as escolhas tipográficas representam os diversos recortes apresentados nas mostras, como joias, mobilidade, manualidades, mobiliário, indústria, entre outros, e enfatizavam ainda mais o tema principal da edição: a diversidade brasileira”, afirmou.
O sucesso se iniciou quando o escritório foi selecionado pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) para desenvolver o estande de promoção do design brasileiro no maior evento de criatividade do mundo, o Cannes Lions 2012. Logo depois, a Greco Design recebeu a notícia de que uma designer de sua equipe, Lorena Marinho, tinha sido selecionada para o Young Lions. No entanto, o reconhecimento continuou quando, no mesmo ano, o escritório mineiro conquistou o primeiro leão de Minas Gerais na categoria Design e em fevereiro deste ano, Gustavo Greco, foi convidado para compor o júri da categoria Design Lions do Festival de Cannes 2013.
As premiações
Em Cannes, o Brasil bateu seu próprio recorde de Leões estabelecido no ano passado. O País já soma 96 conquistas, sendo 1 Grand Prix, 21 Ouros, 28 pratas e 46 Bronzes. Com o projeto intitulado “Diversity + Design = Biennial”, o escritório mineiro conquistou o Leão de Prata, destacando-se mais uma vez no cenário do design mundial.
Já a premiação alemã, o ‘Red Dot Design Award’ é reconhecido internacionalmente por sua credibilidade e tradição, um prêmio que existe desde 1955. A competição foi composta com especialistas de renome em um painel que alterna a cada ano. Foram mais de seis mil projetos inscritos, advindos de mais de 40 países, e a Greco Design novamente recebe o grande prêmio pela qualidade do seu trabalho.
A IV Bienal Brasileira de Design 2012 foi promovida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – MDIC, Movimento Brasil Competitivo – MBC, Programa Brasileiro de Design – PBD, correalização do Sebrae Nacional, patrocinada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – APEX Brasil e Fiat, e teve o apoio da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, Design Brasil, Arc Design, Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos – IBGM, Anglo Gold Ashanti, Adler do Brasil, Associação Brasileira de Empresas de Design – ABEDESIGN, Café Barão, Pif Paf Alimentos.
REITORIA
|