A UEMG no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
03/06/2013
Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (03), no auditório do Uni-BH - Campus Antônio Carlos, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que vai garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até os oito anos de idade ao fim do terceiro ano do ensino fundamental.
O compromisso foi firmado entre governo federal, prefeituras, governos estaduais e do Distrito Federal, com adesão de todas as secretarias estaduais de educação e de 5.270 municípios. As redes municipais e estaduais deverão aderir ao programa para receber recursos e o apoio técnico do Ministério da Educação (MEC).
O pacto é um conjunto de medidas na área de educação que terá investimentos de R$ 2,7 bilhões, até 2014, em capacitação, material didático e bolsas para cerca de 360 mil professores alfabetizadores. Entre os eixos principais são: garantir a alfabetização até os oito anos de idade; colocar as creches e pré-escolas em pleno funcionamento; e implantar português e matemática no contra-turno das escolas de tempo integral
A UEMG, por meio de sua Faculdade de Educação (FaE), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação - MG, capacitará os professores alfabetizadores e coordenará a formação de aproximadamente 450 Orientadores de Estudo e 10.500 Professores Alfabetizadores, com a participação em sua grande maioria de professores da Rede Estadual de Minas Gerais e de professores de algumas Redes Municipais do Estado. A equipe de formação responsável pelo Programa é composta pela Coordenação Geral, Coordenação Adjunta, Supervisores e 18 professores formadores.
Acompanhado pelo vice-reitora, professora Santuza Abras, o reitor da UEMG, professor Dijon Moraes Júnior, esteve presente ao lançamento do programa em Minas Gerais e na recepção aos professores que vão atuar na formação continuada de professores alfabetizadores. O reitor fez uma saudação especial às professoras Patrícia Nery, da FaE/UEMG, Coordenadora Geral, à Raquel Elizabeth, Sub-secretária de Desenvolvimento da Educação Básica e Suely Oliveira Pires, Secretária Adjunta da Educação.
Destacou a parceria do MEC com as secretarias de Educação dos Estados e Municípios e o trabalho para se atingir as metas ambiciosas propostas. Destacou ainda a importância da participação da UEMG no pacto: “Ele vem de encontro ao compromisso da Universidade com as políticas Públicas em educação que visem a qualidade do ensino em toda a sua dimensão e abrangência, além da nossa crença com compromissos históricos no Brasil como o direito das crianças à Alfabetização”.
Houve ainda uma apresentação de um grupo musical da Escola de Música, fazendo parte da 3ª Semana UEMG.
REITORIA
|