Escola de Música organiza bate-papo com solista da Orquestra Johan Strauss
09/04/2013
A soprano Carla Maffioletti, solista da Orquestra Johan Strauss, é a convidada do Grupo de Pesquisa em Música, da Escola de Música da UEMG (GPEMUS/UEMG) no dia 16 de abril, às 13h30, no Auditório Fernando Coelho (Rua Riachuelo 1351, Pe. Eustáquio - Belo Horizonte).
Sobre a solista
Natural de Porto Alegre, o soprano coloratura Carla Maffioletti tornou-se famosa mundialmente como uma das solistas do famoso violinista Holandês André Rieu e sua Orquestra Johan Strauß e desde 2002 vem realizando turnês pelo mundo inteiro para grandes platéias entre 5.000 e 35.000 espectadores, em uma longa lista de países como Japão, Estados Unidos, Inglaterra, África do Sul, Coréia do Sul, Austrália, Alemanha, e desde 2012 finalmente, o Brasil. Com o maestro Rieu gravou dezenas de DVDs e CDs que são frequentemente apresentados via rádio e televisão em vários idiomas.
Além repercussão de seu trabalho com André Rieu, Carla também conquistou espaço no circuito erudito tradicional. Entre 2009 e 2011, foi solista da Ópera de Gießen, na Alemanha, onde cantou, entre outros, o papel da Rainha da Noite da A Flauta Mágica, de Mozart (1756-1791),a boneca Olympia de Os Contos de Hoffmann, de Offenbach e Contessa de Boissy da estréia Européia da opera Lo Schiavo de Carlos Gomes, todas performances com imenso sucesso de publico e crítica.
Em 2013 foi contratada pelo teatro de Luzern, na Suíça, onde cantou o papel mais agudo escrito para um soprano no papel de Scintilla da opera Satyricon de Bruno Maderna, onde a parte exige emitir inúmeros Si bemóis , acima dos Fás agudos da Rainha da noite de Mozart. Tal opera obteve grande sucesso Europeu e foi capa e destaque da renomada revista de ópera "Opernwelt", onde descreva sua performance : "Para o alto nível vocal garantiram especialmente os jovens (…) e o soprano Carla Maffioletti, que com suas acrobacias vocais levou a intenção de Maderna de uma arte alegre direto ao ponto."
E em setembro de 2012, Carla produziu e seu lançou seu primeiro álbum solo Blue Bird, onde canta árias de ópera, opereta, canções brasileiras, compositores como Puccini, Bellini, Delibes, Villa-Lobos, De Falla, entre outros. Os arranjos são todos originais e feitos por Carla em colaboração com Annemie Hermans para o Conjunto de bandolins "The Strings"e convidados especiais da Orquestra Johan Strauss de André Rieu, e tem duas faixas mostrando Carla como violonista, na famosa Cavatina de Stanley Meyers do filme O Franco Atirador e acompanhando a linda canção brasileira Azulão de Jayme Ovalle, que leva o títilo de seu álbum: Blue Bird.
Carla Maffioletti é bacharel em violão clássico pela UFRGS e estudou canto lírico com Neyde Thomas em Curitiba. Radicada na Europa desde 1998 , especializou-se em em Ópera e Lied com Mya Besselink no Conservatório Maastricht, Holanda. Desde 2000, após ser uma das selecionadas no prestigioso Opernfestspiele Münchner Singchul em Munique, tornou-se aluna da renomada cantora Americana Reri Grist.
ESCOLA DE MÚSICA
|