Reitor da UEMG é vice-presidente do FORIPES
19/02/2013
Em reunião realizada na Cidade Administrativa, o Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior – FORIPES escolheu presidente e vice-presidente para o próximo biênio. Assumem os cargos o reitor da Universidade Federal de Lavras, professor José Roberto Soares Scolfaro que terá como vice o reitor da UEMG, professor Dijon Moraes Júnior.
A reunião foi aberta pelo secretário Narcio Rodrigues que reforçou o projeto da UAITEC e desejou sorte aos dois novos dirigentes. O professor José Scolfaro substitui o reitor da Universidade Federal de Lavras, professor Paulo Márcio, que afirmou ser o revezamento a melhor maneira para conduzir o Fórum.
Os reitores presentes disseram que se sentiam contemplados por serem representados pelo Prof. Scolforo. O reitor Antônio Nazareno, antecessor de Scolforo se prontificou a apoiar e ajudá-lo em tudo que fosse necessário para sua presidência do FORIPES.
O vice-presidente do Fórum, Prof. João dos Reis Canela (UNIMONTES), sugeriu que o Prof. Dijon Moraes Junior (UEMG) fosse o novo vice-presidente para continuar com uma representação de uma universidade estadual e por estar mais próximo ao fórum. O prof. Dijon bastante lisonjeado e com o apoio de todos foi indicado novo vice-presidente do Fórum.
Após a definição dos nomes, os reitores passaram a debater a pauta do dia, como a inexistência de emendas parlamentares para o desenvolvimento das Universidades Públicas. Para o professor João dos Reis Canela, reitor da Unimontes, a situação é preocupante. Já o professor Paulo Márcio, que deixou a presidência do FORIPES, “as ordens políticas federais conflitantes com as estaduais atrapalham as questões” e o Fórum precisa de uma melhor articulação.
Outro tema abordado na reunião foram as duas vagas de curadores da FAPEMIG ainda em aberto. Foi feita uma proposta para que o Forum articule possíveis nomes de representantes de instituições que ainda não tiveram espaço de representar a sua Universidade em tal cargo.
REITORIA
|