Concerto Didático de Canto Coral dos Cursos Superiores de Música da Escola de Música da UEMG
27/06/2012
Mais de 180 alunos da Escola de Música da UEMG se apresentarão na Igreja de Padre Eustáquio na quinta-feira, 28/06. Alunos dos cursos de Licenciatura em Música com Habilitação em Educação Musical Escolar (LEM); Licenciatura em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto (LIM); e Bacharelado em Música com Habilitação em Instrumento ou Canto (BAC) levarão ao público presente canções de Bach, Beethoven, Donizetti, Kreutzer, John Lennon e Paul McCartney, entre outros.
O professor das turmas do LEM, Willsterman Sottani, esclareceu que a escolha da Igreja para as apresentações foi determinado pelo fato do espaço ser adequado para a realização de um concerto que envolveu as turmas de Canto Coral dos três cursos superiores . “Nenhum lugar nos pareceu melhor do que a Igreja de Padre Eustáquio, que fica a um quarteirão da ESMU, tem condições acústicas perfeitamente adaptadas ao Canto Coral e acomodações para um público de cerca de 600 pessoas”, disse.
Willsterman afirmou que o objetivo primeiro da iniciativa foi dar à sociedade um pequeno feedback do investimento que ela faz diariamente através do recolhimento de impostos. “ Além disto, a apresentação na Igreja de Padre Eustáquio, logo após a uma missa, traz mais visibilidade à ESMU porque atinge diretamente uma parcela representativa da comunidade do bairro Padre Eustáquio e região”.
O professor explicou a escolha do repertório. “Consideramos as condições técnicas dos alunos, como nível de experiência prévia com Canto Coral, nível de conhecimento prévio sobre técnica vocal, nível de desenvoltura na prática de solfejo. Levamos em conta o perfil da composição do grupo, no que diz respeito à distribuição dos naipes. Procuramos também respeitar um mínimo de diversidade de gêneros e estilos entre as peças do repertório”.
O Canto Coral oferece aos alunos uma oportunidade de vivenciar o fazer musical expressivo através da prática vocal em grupo, contribuindo para o enriquecimento de sua bagagem musical e cria para os alunos um ambiente propício à prática e desenvolvimento das técnicas de solfejo aprendidas na disciplina de Percepção Musical, considerando não apenas os aspectos altura e ritmo, mas também articulação, dinâmica, agógica e expressão. “Ele proporciona um ambiente de socialização imbuído de diversidade, o que contribui para o enriquecimento da experiência e para a sedimentação do conhecimento construído”, afirmou Willsterman.
O aluno Oséias Moura, do 3º período, disse que o canto coral é importante para a integração entre o grupo e também para a afinação da voz. “Devemos ser músicos com ou sem instrumentos. Por isso a importância da nossa musicalização. A escolha do repertório com músicas de outros países também é importante para aprendermos outros fonemas”, explica.
Cantora profissional, Leopoldina é aluna do 1º período de Licenciatura e está entusiasmada com a ESMU. “Cantei obras de Chico Buarque com coral e aqui aprendo novas técnicas graças ao professor Willsterman, que possui conhecimento profundo sobre o assunto. Tive um estranhamento no início por ter que cantar em alemão ou francês, mas isto nos abre um leque de possibilidades na música. Cantar com as outras turmas na Igreja de Padre Eustáquio foi muito legal”. O pároco da Igreja, Nelson Severino de Souza, também aprova a iniciativa. "É uma Excelente iniciativa e um incentivo às pessoas a conhecerem aquilo que é bom, pelo fato da Escola de Música estar localizada no bairro Padre Eustáquio. Música na vida do ser humano é muito importante por ser um elemento que auxilia no bem estar das pessoas".
Carlos Alberto Carli - estudante da Escola de Música da UEMG e jornalista
ESCOLA DE MÚSICA
|