Unidade Carangola sedia Reunião de Jongueiros/Caxambuzeiros de Minas Gerais
22/02/2019
A Unidade da UEMG em Carangola sedia, entre os dias 23 e 24 de fevereiro deste ano, a Reunião de Jongueiros/Caxambuzeiros de Minas Gerais.
O encontro é um desdobramento da Política Nacional de Patrimônio Imaterial, que prevê a todo bem registrado como Patrimônio Cultural do Brasil apresentar um Plano de Salvaguarda, com o objetivo de sua manutenção e perpetuação. É nesse contexto que a reunião será realizada, com a parceria da Unidade Carangola para sua realização.
O encontro contará com a participação dos, até então, quatro grupos identificados no estado dedicados à propagação do patrimônio cultural imaterial: Jongo Folclórico de Bias Fortes; Caxambu Filhos de Eva (Carangola); Caxaumbu de Preto Velho (Patrocínio do Muriaé) e Caxambu de Recreio.
Sobre Jongo e Caxambu
O Jongo/Caxambu é uma forma de expressão que integra percussão de tambores, dança coletiva em roda e elementos mágico-poéticos. Tem raízes nos saberes, ritos e crenças dos povos africanos e uma configuração de louvação aos antepassados, consolidação de tradições e afirmação de identidades. Nesse sentido, é um elemento de resistência cultural para várias comunidade se tambpem espaço de manutenção, circulação e renovação do seu universo simbólico.
O Jongo no Sudeste foi inscrito no Livro de Formas de Expressão e reconhecido como Patrimônio Cultural do brasile em 2005, pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
CARANGOLA
|