Unidade Divinópolis | Parceria possibilita instalação de delegacia do Conselho Regional de Química na UEMG
09/01/2019
A profissão de químico foi regulamentada em 1956, por meio de decreto do então presidente, Juscelino Kubitschek. Desde então, foram criados o Conselho Federal de Química (CFQ) e os Conselhos Regionais. O Estado de Minas Gerais está presente na área de atuação do Conselho Regional da 2ª Região, com sede em Belo Horizonte. Mas, para atender a todas as regiões mineiras, delegacias regionais foram instaladas em cidades-polo, e uma delas funciona, desde setembro do ano passado, na UEMG Unidade Divinópolis, com o objetivo de atender a região Centro-Oeste.
O delegado Carlos Alexandre Vieira, professor e coordenador do curso de Química da Unidade, destacou os esforços realizados para a instalação da regional na cidade. “Existia uma delegacia que funcionava na região, em Formiga, mas o responsável acabou falecendo, e ela foi fechada. Era necessária uma sede aqui por perto. Entrei em contato com o presidente do Conselho, em Belo Horizonte, e com a diretoria acadêmica da UEMG. Com isso, conseguimos uma sala no campus”, afirmou Carlos, cuja posse ocorreu no dia 31 de agosto de 2018, no auditório da Unidade, durante o encerramento da Semana Acadêmica de Química.
Foto: Elvis Gomes | Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
O professor Carlos Alexandre Vieira, delegado regional do CRQ, assina documento de posse, durante evento de encerramento da Semana Acadêmica de Química realizado no dia 31 de agosto do ano passado, no auditório da UEMG Divinópolis
De acordo com o delegado, a região Centro-Oeste necessita do órgão, já que muitas empresas trabalham com produtos químicos. “Cláudio é referência na área metalúrgica, enquanto Divinópolis abriga muitas siderurgias. Precisávamos que o Conselho atendesse aos profissionais dessas empresas que trabalham com processos físicos e químicos”, completou.
Entre os serviços oferecidos pela delegacia está a habilitação dos profissionais de Química e o apoio em questões relacionadas à legislação, com a distribuição de livros, além do atendimento em caso de dúvidas, encontros e promoção de seminários.
A parceria com a Universidade também incluiu a contratação de um estagiário, estudante com habilitação do Conselho, para trabalhar na sala destinada ao órgão. Outro ponto importante é a adesão ao CRQ Jovem, projeto voltado exclusivamente para alunos. “É um registro voltado para os estudantes, que pagam um valor simbólico para ter acesso a livros expedidos pelo Conselho e solicitar cursos a serem aplicados por um profissional habilitado. Com isso, estamos trazendo vários benefícios para a UEMG”, concluiu o professor.
A delegacia do CRQ funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, na sala 523 (bloco 5) da UEMG Divinópolis.
Matéria produzida pelo estudante Diego Terloni, do 6º período do curso de Jornalismo da UEMG Divinópolis, com orientação do professor Carlos Sanchotene e da Assessoria de Comunicação da Unidade
DIVINÓPOLIS
|