|
Unidade Divinópolis | A importância do Comitê de Ética em Pesquisa para a qualidade das pesquisas realizadas na Universidade
08/01/2019
Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
Desde que assumiu, em fevereiro de 2018, a coordenação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UEMG Divinópolis, a professora Simone Graziele Silva Cunha (foto) vem buscando difundir, para a comunidade acadêmica da Unidade, a importância do papel desempenhado pelo Comitê. “O CEP contribui com a qualidade das pesquisas realizadas dentro e fora da instituição e, ainda, para a valorização do pesquisador, que recebe o reconhecimento de que a sua proposta é eticamente adequada”, destacou a coordenadora durante entrevista para o site da Universidade e para o “informe UEMG”, publicado pela Unidade Divinópolis.
Para alcançar o objetivo, algumas atividades foram programadas pelo CEP, entre as quais a realização de um evento sobre ética em pesquisa e a criação de um boletim eletrônico, cuja primeira edição será publicada em fevereiro.
Foto: André Camargos | Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis
Doutoranda em Saúde e Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Simone leciona no curso de Enfermagem da UEMG Divinópolis. É enfermeira, formada pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) – Campus Centro-Oeste, mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG e pós-graduada em Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Além disso, é líder do Núcleo de Pesquisa Gestão, Sociedade e Epidemiologia na Enfermagem e na Rede de Atenção à Saúde (GSEERAS), da UEMG Divinópolis, e integrante do Núcleo de Pesquisa Administração em Enfermagem (NUPAE), da UFMG.
Confira a entrevista completa.
***
O que é o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UEMG Unidade Divinópolis?
É um colegiado interdisciplinar e independente, que tem como objetivo defender os interesses dos participantes da pesquisa visando a sua integridade e dignidade, bem como contribuir para o desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos, conforme a Resolução nº 466/12, do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Qual é a importância do CEP para a pesquisa desenvolvida na Universidade?
O CEP deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos, pois se trata de um órgão institucional e tem, primeiramente, a responsabilidade de apreciar os protocolos de pesquisa a serem desenvolvidos em sua instituição. A UEMG, hoje, possui apenas três comitês de ética, nas Unidades de Passos, Belo Horizonte e Divinópolis, sendo incipiente diante da quantidade de Unidades que possui. Toda pesquisa envolvendo seres humanos deve ser submetida à apreciação de um CEP. Desse modo, consequentemente, o CEP contribui com a qualidade das pesquisas realizadas dentro e fora da instituição e, ainda, para a valorização do pesquisador, que recebe o reconhecimento de que a sua proposta é eticamente adequada.
Como é realizado o trabalho do CEP?
O CEP UEMG Unidade Divinópolis recebe projetos de pesquisa que serão realizados com seres humanos e que, consequentemente, precisam de uma avaliação ética. Assim, o projeto submetido pelo pesquisador na Plataforma Brasil é direcionado para o nosso CEP.
Primeiramente, é realizada a análise documental. Depois, o projeto é enviado a um membro, que realizará o parecer, e esse parecer é lido e discutido na reunião com todos os outros membros do CEP. Daí emergirá o parecer final (parecer consubstanciado), que será enviado ao pesquisador. Assim, o parecer final é uma congruência das opiniões advindas de todos os membros do CEP presentes na reunião.
Com relação ao tempo de tramitação dos projetos, segundo a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), o CEP possui 10 dias para realizar a análise documental e 40 dias para emitir o primeiro parecer consubstanciado. Ressaltamos que o tempo médio do primeiro parecer consubstanciado do CEP UEMG Unidade Divinópolis no ano de 2018 foi de 8 dias para aqueles projetos que não possuíam nenhuma pendência.
Quais atividades foram realizadas pelo CEP em 2018 e quais estão programadas para este ano?
A primeira resolutiva realizada em 2018 foi a renovação do CEP, que passou de fundação para aderir à UEMG.
Além disso, a CONEP ofereceu, em julho de 2018, uma capacitação para o CEP. Assim, eu, a Telma [Aparecida Vilela Figueiredo, secretária] e a Virgínia [Mendes Carregal, membro] participamos dessa capacitação e, posteriormente, repassamos todas as informações para os demais membros. Inclusive, baseada nas informações repassadas nessa capacitação, confeccionei um instrumento visando à realização de pareceres mais uniformes, robustos, em consonância com as resoluções do CNS e levando em consideração as disparidades de cada projeto.
No final do ano, foi elaborado o instrumento “Checklist para os pesquisadores”, na tentativa de minimizar as pendências dos projetos e também o tempo de tramitação. Iremos, em 2019, enfatizar a utilização deste instrumento com os pesquisadores da Unidade Divinópolis e temos a pretensão de implementá-lo em todas as outras Unidades da UEMG.
No início do semestre, iremos abrir um edital para selecionar novos membros do CEP visando a ocupar as vagas em aberto no Comitê.
Será criado, neste ano, o “Boletim Eletrônico do CEP UEMG Unidade Divinópolis”, com a primeira edição para fevereiro. O boletim será disponibilizado aos docentes e discentes da Unidade Divinópolis com o objetivo de contribuir para a qualidade das pesquisas e levantar discussões sobre o papel da pesquisa no desenvolvimento institucional, social e da comunidade.
E temos a pretensão de realizar um evento sobre ética em pesquisa. Desse modo, com a continuação do que foi realizado em 2018 e com as metas supracitadas para 2019, conseguiremos contemplar a outra atribuição do CEP, que é o papel educativo do Comitê.
CONTATOS:
Para entrar em contato com o CEP UEMG Unidade Divinópolis, o pesquisador pode ligar para (37) 3229-3583 ou enviar e-mail para cep.divinopolis@uemg.br. O Comitê funciona na sala 116, no bloco 1 da Unidade.
Mais informações: www.funedi.edu.br/funedi/comite-de-etica-em-pesquisa
DIVINÓPOLIS
|